quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Orlando Pompeu na colectiva “vernissage” da Miguel Bombarda (Porto)

O consagrado pintor fafense e nosso estimado amigo Orlando Pompeu, abriu uma nova exposição de pintura no passado sábado, 22 de Setembro, na Galeria Quadras Soltas, na Rua Miguel Bombarda, no Porto.
A abertura da exposição – com o título PRÉ-TEXTOS CONCETUAIS e que vai manter-se patente até ao próximo dia 3 de Novembro – integrou-se no âmbito da “vernissage” das diversas galerias da Rua “Miguel Bombarda”, que à mesma hora abriram as suas portas com novas exposições artísticas.
Pela primeira vez, pudemos testemunhar uma rua pejada de galerias e de visitantes, numa autêntica festa da cultura e da arte, como não é normal vivenciar-se. Uma alegria imensa, do tamanho de uma rua enorme, derramou-se na tarde quente de sábado, para gáudio de quem teve o privilégio de lá ter estado.
No caso da exposição de Pompeu, foram inúmeros os amigos e admiradores que marcaram presença na abertura da sua exposição. De Fafe, estiveram vários amigos, como o vereador da Cultura e Desporto, Pompeu Martins e o presidente do Núcleo de Artes e Letras, Artur Coimbra, e respectivas esposas, o poeta Acácio Almeida e as apreciadas artistas Cloé, Carminda Andrade e Délia Carvalho, entre outros apreciadores de uma obra que se derrama há muito pelo território continental e pelo estrangeiro. Durante a “vernissage”, ouviram-se palavras de imenso apreço pela obra artística do nosso ilustre conterrâneo, debitaram-se poemas e cantares, ouvindo-se sucessivas palmas, inteiramente merecidas, dirigidas a quem tem feito das mãos, da prodigiosa imaginação e da criatividade a matéria prima da sua obra maior.



Relembremos, para os mais distraídos, que Orlando Pompeu nasceu a 24 de Maio de 1956, em Cepães, concelho de Fafe. Estudou desenho, pintura e escultura em Barcelona, Porto e Paris. Nos anos 90 progrediu no seu percurso artístico ao ir trabalhar para os Estados Unidos da América, primeiramente, e depois, Japão. A sua obra consta em varias colecções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Brasil, Estados Unidos da América, Japão e Dubai.
O artista é detentor de uma carreira de trinta anos bem como um currículo nacional e internacional ímpar...







Exposição em Espanha e Mega-exposição em Fafe (Outubro)

Entretanto, Orlando Pompeu abre nova exposição de “Pinturas gestuais”, já este fim-de-semana, na Galeria Trisquele e Medúlio, em Tui (Espanha).
A abertura terá lugar no próximo Sábado, dia 29 de Setembro, às 20:30 horas    (19:30 hora portuguesa), com mini-concerto de música folk, mantendo-se patente ao público até 28 de Outubro de 2012....
Esta mostra antecede a mega-exposição que Orlando Pompeu vai apresentar em Fafe, a partir de 13 de Outubro (e até 16 de Novembro), sob o título “Pré-Textos In-Conscientes”, com núcleos expositivos na Casa Municipal de Cultura (pinturas conceptuais), Biblioteca Municipal (pinturas gestuais) e Salão Nobre do Teatro-Cinema (Pinturas conceptuais).
A abertura ocorre pelas 16h00 do referido dia 13.

1 comentário:

Paula Cristina Alves disse...

Obrigada por levar Fafe tão longe e nos presentear com obras de grande talento.