segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

“Alzheimer e suas implicações”: obra de Rita Teixeira esta sexta-feira na Biblioteca Municipal de Fafe


A obra “Alzheimer e suas implicações”, de Rita Teixeira (autoria e organização), é apresentada esta sexta-feira, 25 de Janeiro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Fafe.
A obra será apresentada pelo Professor José Teixeira de Sousa, médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, ex-Diretor dos Serviços de Psiquiatria do mesmo hospital (reformado), ex-Governador Civil do Porto e Vereador da Câmara Municipal de Baião.
Rita Coimbra Teixeira é Licenciada em Ciências do Desporto (1999) e Mestre em Atividades Físicas para a Terceira Idade pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2002), sendo doutoranda do Programa Doutoral em Ciências do Desporto na UTAD, com o projeto “Análise da variação de indicadores biocomportamentais em idosos com patologia de Alzheimer em níveis leve a moderado, sujeitos a um programa de exercício físico” (2011). Foi docente no Ensino Superior durante 10 anos, designadamente na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e no Instituto de Estudos Superiores de Fafe. É formadora creditada na área da Gerontologia e Envelhecimento.
É ainda autora de um capítulo sobre «A Decisão da actividade física no Idoso», que integra o livro «Decisão – Percursos e Contextos» (2012), coordenado por Jader da Silva Alves e Arthur Moreira da Silva Neto e co-autora de alguns artigos científicos relacionados com a DAlzheimer, a publicar brevemente na UTAD.
A obra, realizada em co-autoria com Pedro Bessa, Pedro Areias Grilo, Sílvia Oliveira, Arthur Moreira da Silva Neto e Jader da Silva Alves, aborda a doença de Alzheimer, que afeta milhares de portugueses e o mundo em geral.
Sendo o ser humano multifacetado e esta doença multifatorial, as terapêuticas mais adequadas deverão ser aquelas que melhor responderem à diversidade de situações, necessidades e sintomas existentes. A terapêutica medicamentosa não opera milagres como nenhuma outra. Na realidade há uma complementaridade entre as diferentes abordagens terapêuticas que devem ser utilizadas em prol da melhoria da qualidade de vida dos sujeitos acometidos pela Doença, assim como, os seus familiares e/ou cuidadores.
Há inúmeras maneiras e meios de contribuir para o bem-estar dos pacientes com Alzheimer, desde que haja interesse, conhecimento, sensibilidade e habilidade na escolha das abordagens terapêuticas mais adequadas para cada caso e sujeito, como o livro demonstra, salientando, no seu todo, o recurso à terapia não farmacológica. É possível perceber que “quanto mais precocemente identificarmos este síndrome, maior é a probabilidade de retardarmos a sua evolução”.
A publicação desta obra permite constatar que programas conducentes ao bem-estar e melhoria da qualidade de vida, podem ser necessários e muito úteis às pessoas portadoras de doenças degenerativas como o Alzheimer, bem como aos seus familiares/cuidadores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora aí está um livro diferente e com interesse!