sábado, 2 de outubro de 2010

FAFE COMEMORA CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

Fafe é uma terra de republicanos e de lutadores pela nobre causa da liberdade. Basta atentar, e para não irmos mais longe, no que foi a luta de centenas de operários, activistas e de intelectuais fafenses nos anos negros do fascismo, de triste memória.
Por isso, ao longo dos anos, ainda muito antes do 25 de Abril de 1974, se evocavam as datas primordiais atinentes à proclamação da República, em especial o 31 de Janeiro (de 1891, referente à primeira tentativa de instauração do regime republicano, no Porto) e o 5 de Outubro, como referentes de um combate pelo regime que se pretendia restaurar.
Já depois do "golpe dos capitães", Fafe começou a comemorar condignamente, regularmente, em liberdade, a excelsa data histórica da Proclamação da República, o que faz, assim, por sistema, há mais de três décadas.
Ao contrário de muitos outros municípios que apenas relembram o Centenário da República, por ser data redonda, Fafe evocou ao longo destas décadas a gesta heróica de Machado dos Santos, Bernardino Machado, Afonso Costa, Teófilo Braga e tantos outros.
Por isso, no Centenário, que todos comemoram, Fafe não se coloca em bicos de pés e optou por um programa simbólico e até original, ao chamar à sessão solene de 5 de Outubro, um conjunto de jovens que vão apresentar os resultados do projecto Juventude 2010 - 100 anos - 100 ideias para participar. É a melhor forma celebrativa de uma efeméride de tão elevado significado: voltada para o futuro e não para a mera contemplação histórica.
É, assim, de referir que o município de Fafe volta a evocar a data histórica da Proclamação da República, com um programa comemorativo que se estende pelos dias 4 e 5 de Outubro.
No dia 4 de Outubro, segunda-feira, a partir das 21h30, no Pavilhão Multiusos, realiza-se a tradicional Festa do Desporto, que compreende a entrega do Prémio Desportivo Câmara Municipal de Fafe e do Troféu “Não à Violência-Viva o Desporto”, relativos à época 2009/2010 e que junta habitualmente centenas de desportistas locais.
Dia simbólico, contudo, é o 5 de Outubro, terça-feira, que começa com a habitual alvorada de morteiros pelas 9h00.
Após o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho com o desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Fafe, pelas 10h00, realiza-se no Salão Nobre a habitual sessão solene evocativa da efeméride.
A sessão é aberta pelo Presidente da Assembleia Municipal, Laurentino Dias, seguindo-se a intervenção do Professor Doutor Norberto Cunha, docente jubilado da Universidade do Minho, que vai reflectir sobre a actualidade dos valores da República. Uma mensagem a não perder, dada a qualidade intelectual e científica do orador.
A cerimónia continua com a intervenção da aluna Cláudia Micaela Fernandes Gonçalves, da Escola Secundária de Fafe, relativa à liberdade política e participação cívica, bem como a entrega ao Executivo Camarário do documento final do projecto Juventude 2010 – 100 anos – 100 ideias para participar e a intervenção do representante dos jovens acerca das 100 propostas contidas no documento.
A sessão solene comemorativa é encerrada pelo Presidente da Câmara, José Ribeiro, finalizando com a execução do Hino Nacional pela Academia de Música José Atalaya.

De referir que as comemorações do Centenário da República em Fafe se vão prolongar por mais alguns meses, com diversas iniciativas e edições bibliográficas.
Para já, arranca esta quinta-feira, dia 7 de Outubro, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal, o I Curso Livre de História Local, organizado pelo Núcleo de Artes e Letras de Fafe, com o apoio do Município, este ano sobre a temática "O concelho de Fafe na I República".
Seguir-se-ão outras iniciativas, como a edição de obras literárias, exposições e o mais que se verá até Agosto do próximo ano, altura em que se comemora o centenário da primeira Constituição Republicana...

Sem comentários: