sábado, 16 de outubro de 2010

LIVRO BIOGRAFA 100 ANOS DE DEPUTADOS E MINISTROS DO DISTRITO DE BRAGA

100 Anos da República 1910-2010 – Deputados, Procuradores, Senadores e Ministros naturais do distrito de Braga é o longo título da mais recente obra historiográfica do investigador barcelense Joaquim da Silva Gomes, que acaba de ser lançada no mercado, em edição apoiada pelo Governo Civil de Braga e pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.
É uma obra de elevado interesse historiográfico para o distrito e para o país e que compila informação sobre mais de centena e meia de parlamentares, procuradores, senadores e ministros naturais do nosso distrito que desempenharam funções no âmbito do poder deliberativo e executivo, entre 1910 e o ano em curso, ou seja, perpassando três períodos políticos fundamentais: a Primeira República, o Estado Novo e a Democracia pós 25 de Abril.
A obra é enriquecida com um texto introdutório feliz (o que nem sempre acontece com os políticos…) de António José Seguro, em que refere, designadamente: “É uma obrigação de todos preservar e elevar o nome da sua terra, da sua região e do seu país. É o que tem feito Joaquim da Silva Gomes, com os vários livros que tem editado, mas também com os trabalhos que regularmente publica no jornal Correio do Minho, há mais de vinte anos. (…) Ao recordar estes políticos, naturais do distrito de Braga e que exercerem cargos de grande responsabilidade no nosso país ao longo destes cem anos de República, Joaquim da Silva Gomes presta uma homenagem a todos eles, mas também a todos os que, anonimamente, deram o melhor de si durante este último século da nossa História”.
No caso de Fafe, são referidos, no quadro da Primeira República (1910-1926), os deputados Artur Alberto Camacho Lopes Cardoso (que foi também ministro da Justiça, por três ocasiões, entre 1919 e 1923), Maximino de Matos e Miguel Augusto Ferreira (este, embora não fosse daqui natural, era-o afectiva e efectivamente). No Estado Novo, é referido o deputado professor Manuel Cardoso, enquanto na Democracia são referidos os deputados Eugénio Fernando de Sá Cerqueira Marinho, José Luís Campos Vieira de Castro e Laurentino José Monteiro de Castro Dias e o ministro Luís Manuel Gonçalves Marques Mendes (embora apresentado, biograficamente, como tendo nascido em Guimarães…).
Falta nesta relação apenas (que nos recordemos) o nome de Albino Costa que, durante alguns anos, exerceu o cargo de deputado na Assembleia da República, pelo Partido Socialista.
Uma obra bem estruturada, informativa, objectiva, que se estende por 224 páginas.
O seu autor, Joaquim da Silva Gomes, nasceu em 1970, em Couto de Cambeses (Barcelos) e é licenciado em Ensino da História e Ciências Sociais pela Universidade do Minho.
É docente do ensino básico e secundário, mas tem-se dedicado paralelamente à investigação centrada na história local bracarense, tendo publicado sete livros desde 2002.
Um grande abraço de parabéns por mais esta obra!

2 comentários:

Fernando Lopes disse...

Já tinha visto este livro e, apesar de não ter tido tempo para o ler na totalidade, considero uma boa obra de consulta para todos aqueles que se interessam pala sua região e pela sua história.
Tendo estes políticos sido compilados nesta obra, agora é mais fácil acrescentar um ou outro que, eventualmente, esteja em falta.
A base deste trabalho foi já criada pelo autor, Joaquim da Silva Gomes, que se tem destacado nas análises biográficas de pessoas ilustres de Braga.
Obrigado também a Artur Coimbra, por divulgar a história de Fafe e da região do Minho.

ARTUR COIMBRA disse...

Obrigado e um grande abraço para o Fernando Lopes.
Artur Coimbra