terça-feira, 26 de outubro de 2010

MUNICÍPIO OFERECE AOS FAFENSES RECITAL COM MÚSICA DA 1ª REPÚBLICA

Depois de um espectáculo que lotou o Teatro-Cinema de Fafe, sábado passado, com os impagáveis João Seabra e Miguel 7 Estacas, a programação prossegue esta sexta-feira à noite.
A autarquia vai oferecer à comunidade local o recital “Centenário da República – A Música em 1910”, pelo grupo Vox Angelis, que tem lugar no Teatro-Cinema da cidade, na noite (21h30) de 29 de Outubro.
Dado o cariz do espectáculo, o mesmo foi inserido no quadro das comemorações do Centenário da Proclamação da República que têm vindo a decorrer em Fafe.
Os espectadores interessados podem levantar os ingressos no Posto de Turismo, como habitualmente ou, à hora do espectáculo, no Teatro-Cinema. Naturalmente, que apenas acederá à sala quem se munir do respectivo bilhete.
Neste concerto, são executadas obras de compositores portugueses contemporâneos da Revolução Republicana (homens como Luís de Freitas Branco e Francisco de Lacerda, entre outros), bem como obras compostas precisamente na altura da Instauração da República.
Pretende-se, com isso, fazer recuar o público a 100 anos atrás, através da audição da música que se interpretava naquela época e que muito fala da vivência cultural e, com isso, evocar historicamente os acontecimentos de 1910.
Em palco vão estar sete músicos: os cantores Pedro Miguel Nunes e Maria José Carvalho e os intrumentistas Serguey Arutiunian (1º Violino), Larissa Shomina (2º Violino), Katarzyna Pereira (Viola d’ Arco), Jaroslav Mikus (Violoncelo) e Katherine Fiero (Harpa).

2 comentários:

Luísa disse...

Soubesse eu que o recital enebriava o vírus da gripe e seria a primeira a entrar na sala para assistir!
Voltas trocadas...na troca do recital pelo "abafa-te, abifa-te e avinh-te"!
BJNHS

ARTUR COIMBRA disse...

Espero que a sua gripe rapidamente se extinga, porque a queremos em forma, todos os dias. Devo dizer-lhe que o espectáculo foi belíssimo, com interpretações magistrais, nas vozes e nos instrumentos, de autores dos finais do século XIX e primeiros anos do século XX (Luís de Freitas Branco,Vianna da Mota, Alfredo Keil, entre outros...).
Um momento de inegável qualidade musical e artística, a que o público fafense não soube, uma vez mais, corresponder. Já é costume, infelizmente. Ou é da chuva. Ou é do futebol. Ou é da televisão. Ou é do café. Ou é de coisa nenhuma. Uma tristeza, desculpe-me o desabafo, de tantas desculpas absurdas.
As melhoras para si e um beijo amigo.