Mais de duas centenas de emigrantes participaram no XV Encontro de Emigrantes Fafenses, organizado pela autarquia local, com o propósito de juntar em salutar convívio os cidadãos naturais do concelho que deixaram a sua terra e se encontram espalhados pelos quatro cantos do mundo, em especial na Europa e no Brasil, na tarde e noite da passada sexta-feira.
Curiosamente, a RTP esteve por cá, o que é de assinalar, dado que não houve qualquer crime no decorrer do evento!...
Ao longo da tarde, realizaram-se jogos populares e de mesa (damas, cartas e dominó) e jogos tradicionais (petanca, andas, arco, saltar à corda e jogo do pião) a cargo da Associação Sonho e dos Restauradores da Granja, que motivaram de sobremaneira os participantes.
As actuações musicais, aconteceram a partir das 18h30, nelas intervindo os Castiços de Regadas e o Rancho Folclórico de S. Miguel do Monte, antes do jantar, que ocorreu pelas 20h00.
Por essa altura, subiu ao palco o vice-presidente da Câmara, Antero Barbosa, acompanhado pela vereadora Helena Lemos e por outros elementos do gabinete, bem como pelo presidente da Junta de freguesia de Fafe, José Mário Silva e pelo Comendador António Barros, emigrante no Brasil há mais de meio século. Antero Barbosa justificou a ausência do presidente da autarquia e teceu palavras de louvor aos emigrantes espalhados pelos quatro cantos do mundo, pedindo-lhes apoio e solidariedade para os “novos emigrantes” provocados pela crise que o país atravessa.
Foi um programa diferente, mais variado, mais do agrado dos emigrantes, para quem era destinado, embora estes não tenham comparecido no número que inicialmente estava previsto, o que foi pena.
Fotos: Manuel Meira Correia
Sem comentários:
Enviar um comentário