segunda-feira, 29 de abril de 2013

Culminaram em grande as IV Jornadas Literárias de Fafe!
















Na tarde soalheira de domingo, 28 de Abril, a cidade de Fafe assistiu ao culminar das IV Jornadas Literárias, com um grandioso desfile etnográfico, no qual as nossas freguesias e associações deram o melhor de si, num grande momento de exaltação da nossa identidade comum.
As Jornadas configuram, na verdade, o acontecimento cultural mais relevante que se realiza em Fafe ao longo do ano.
Benditos homens e mulheres que Fafe tem e que, sem olhar a horas, a sacrifícios ou a cansaços, dão o melhor do seu tempo e do seu esforço para o bem da comunidade e da cultura desta terra.
Podemos considerar que eles são os heróis deste evento que, não a esgotando, obviamente, marca de uma forma impressiva e forte a cultura local!
Parabéns a todos os que organizaram, protagonizaram e assistiram a este momento maior da cultura e da identidade local!
Este fim-de-semana foi de recriações históricas em torno dos “brasileiros de torna viagem” fafenses, que teve como palco privilegiado o centro urbano, moldado pela característica arquitectura dos “brasileiros”.
No dia 26, sexta-feira, teve lugar a abertura da exposição “Fafe dos Brasileiros – um outro olhar”, com trabalhos das crianças das escolas do concelho, bem como o início da Festa Fafense, que se prolongou pelo fim-de-semana, com barracas de comes e bebes e representações das freguesias e das escolas.
No sábado, relevaram iniciativas como um passeio de bicicletas antigas, o parque temático de jogos tradicionais, com o empenho de todos os agrupamentos de escuteiros do concelho, que organizaram o evento e a recriação histórica “Com Fafe ninguém Fanfe”, a cargo do teatro Vitrine.
Finalmente, o último dia das Jornadas, domingo, começou com a apresentação da Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe.
À tarde, teve lugar a recriação histórica “1913: os novos Paços do Concelho”, com discursos do presidente da Câmara Dr. José Summavielle Soares, seguida da mostra etnográfica e desfile pelas ruas da cidade, sob o tema “A Memória e a Gente: o Património”, com milhares de figurantes das Juntas e associações das freguesias.
Um acontecimento ímpar na cidade, sem dúvida!
As IV Jornadas Literárias de Fafe arrancaram na passada sexta-feira, 19 de Abril, na Praça 25 de Abril, com a presença de centenas de crianças de jardins-de-infância, que dançaram e cantaram ao som de canções do agrado dos mais pequenos.
À noite, no Pavilhão Multiusos, teve lugar um espectáculo com o título “Mala de Cartão” e que pretende ser uma viagem única pelos países que serviram de porto de abrigo a muitos emigrantes fafenses. Participaram activamente como “atores” neste evento, que incluiu muita música e dança, mais de mil crianças e jovens, de escolas e instituições diversas, estando na assistência seguramente três mil pessoas.
O presidente da autarquia, na abertura oficial das Jornadas, considerou tratar-se “do mais relevante acontecimento cultural que se realiza no concelho ao longo do ano”.
As Jornadas Literárias são um hino de louvor à cultura fafense. Município, Escolas, Juntas de Freguesia, associações, instituições e pessoas em particular dão as mãos e, mediante as suas disponibilidades e capacidades, erguem as suas vontades em torno de uma causa maior, a de animar culturalmente a cidade e o território municipal.

Sem comentários: