quinta-feira, 29 de julho de 2010

XXVI FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE FAFE


O Grupo de Folclore da Casa do Povo de Arões (na foto, já antiga) organiza há 26 anos um festival nacional e internacional de folclore, que passa por ser o mais prestigiado do concelho e um dos mais importantes da região. Recordemos que, no concelho, promovem também importantes festivais de folclore – com a participação de grupos nacionais – o Grupo Martim de Freitas (cuja 14ª edição teve lugar no passado dia 24 de Julho) e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Silvares (este em meados de Agosto).
A edição deste ano do Festival Internacional de Folclore acontece este sábado, último dia de Julho, a partir das 21h30, na Arcada, coração da cidade de Fafe.
Trata-se de uma manifestação de cultura popular das mais genuínas, embora, naturalmente, esses conceitos não sejam (e ainda bem…) consensuais.
Na 26ª edição do Festival Folclórico participam o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões, o Grupo Folclórico “O Cancioneiro” de Ovar, “Folklore Ensemble Makobvica” (Eslováquia), Grupo “Ceifeirinhas do Vale Mesio” (Lousada), Rancho Etnográfico Santa Maria de Negrelos, Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado (Trofa) e Grupo Folclórico da Casa do Povo de Creixomil (Guimarães
Colaboram na iniciativa a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Arões S. Romão.
De recordar, para quem gosta destas coisas e valoriza a componente popular da cultura local, que atrai centenas de pessoas, todos os anos, que o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Arões existe desde 1979, portanto há mais de três décadas. Como marca de qualidade, está a sua filiação no INATEL, desde 1997 e na Federação do Folclore Português, desde 1999. É o único grupo folclórico do concelho de Fafe inscrito nesta Federação…
Ao longo do seu historial participou em festivais em Portugal e no estrangeiro, sobretudo em França. Em 1999, foi agraciado pela Câmara Municipal de Fafe com a medalha de prata de mérito concelhio, por altura da celebração dos seus vinte anos de existência.
Entre outras actividades, o grupo promove anualmente a festa do emigrante, uma desfolhada regional e intercâmbios com diversos outros ranchos congéneres.
Desde a sua fundação, tem-se imposto por um notável esforço de preservação das danças, cantares, trajes e utensílios tradicionais desta região do Baixo Minho, e em especial de Fafe.

1 comentário:

Luísa disse...

Usos e costumes de um povo bairrista, que mostra a sua cultura ao mundo e que acolhe a cultura do mundo!
Uma nobre e merecida apresentação, Dr. Coimbra!
Beijinho terno!