domingo, 5 de setembro de 2010

II “ENCONTRO DO ERMO” (FAFE) DEBATE CAMILO C. BRANCO EM 25 DE SETEMBRO

Depois do inegável êxito que constituiu a primeira edição dos Encontros do Ermo, realizados na Quinta do Ermo (Paços, no município de Fafe), que pertenceu no século XIX ao notável tribuno José Cardoso Vieira de Castro (a primeira edição, realizada em 10 de Outubro de 2009, foi exactamente sobre Vieira de Castro e teve a presença de mais de uma centena de pessoas, maioritariamente da região do Porto), a Câmara Municipal de Fafe e o actual proprietário da Quinta, Eng. Lourenço Castro, vão levar a efeito a segunda edição do evento, desta feita em torno de aspectos da vida e obra de Camilo Castelo Branco.
É, assim, um evento voltado para os camilianistas e para os que adoram o "Torturado de Seide".
Os II Encontros do Ermo realizam-se no próximo dia 25 de Setembro (sábado), a partir das 15h00.


O programa é o seguinte:

15H00 - Recepção aos convidados

15H30 -
Início do Encontro
Algumas palavras de boas vindas pelo actual proprietário da Quinta do Ermo, Eng. Lourenço Castro
Saudação pelo Presidente da Câmara de Fafe, Dr. José Ribeiro.

16H00 - Momento musical a cargo dos alunos da Academia de Música José Atalaya (Fafe)

16h30 -
1ª Comunicação
Orador: Prof Dr. J. Cândido Martins (Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia de Braga)
Tema: “Camilo dramaturgo e a comédia de costumes”

16H50 - 2ª Comunicação
Orador: Prof. Dr. Sérgio Guimarães de Sousa (Universidade do Minho)
Tema: «Rir à custa de Calisto e rir com Calisto. Aspectos do cómico n’ A Queda dum Anjo»

17H10 -
3ª Comunicação
Orador: Dr. João Paulo Braga (Investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica (Braga)
Tema: «Uma cena da tragédia humana no Livro de Consolação»

17H30 - Encerramento do 2º Encontro do Ermo
Verde de Honra

No âmbito do encontro será apresentada a obra colectiva Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco, organizada por Sérgio Guimarães Sousa e José Cândido de Oliveira Martins, oradores no evento.

Os interessados em participar no II Encontro do Ermo devem fazer a sua inscrição na Casa Municipal de Cultura, ou pelo endereço electrónico:
decd@cm-fafe.pt.


CURRICULOS DOS ORADORES:

José Cândido de Oliveira Martins (1965), doutorado em Teoria da Literatura, é docente e investigador da Universidade Católica Portuguesa (Braga). Nesta instituição, tem leccionado várias disciplinas: Teoria do Texto Literário; Literatura Portuguesa (Moderna); História da Arte Moderna; e Retórica e Argumentação. Tem ainda colaborado com outras universidades ao nível da graduação e da pós‑graduação (mestrado e doutoramento), em Portugal e noutros países (Espanha, França, Brasil, Polónia, etc.).
Além de artigos vários para revistas da especialidade, de participação em congressos e colóquios, e de colaboração em diversas obras colectivas, publicou alguns livros: Teoria da Paródia Surrealista (Braga, 1995); Para uma Leitura de ‘Maria Moisés’ de Camilo Castelo Branco (Lisboa, 1997); Naufrágio de Sepúlveda. Texto e Intertexto (Lisboa, 1997); Para uma Leitura da Poesia de Bocage (Lisboa, 1999); Para uma Leitura da Poesia Neoclássica e Pré‑Romântica (Lisboa, 2000); Fidelino de Figueiredo e a Crítica da Teoria Literária Positivista (Lisboa, 2007); e Viajar com... António Feijó (Porto, 2009).
No campo da publicação de autores da literatura portuguesa, organizou a edição de vários autores, com fixação do texto e introdução crítica: Camilo Castelo Branco, Eusébio Macário / A Corja (Porto, 2003) e Novelas do Minho (Porto, 2006); António Feijó, Poesias Completas (Porto, 2004) e Poesias Dispersas e Inéditas (Porto, 2005); Teófilo Carneiro, Poesias e Outros Dispersos (Guimarães, 2006); Diogo Bernardes, O Lima (2009).

Sérgio Guimarães de Sousa, doutorado em Literatura Portuguesa, com uma tese intitulada «Entre-Dois. Desejo e Antigo Regime na Ficção Camiliana», é Professor na Universidade do Minho, onde lecciona Literatura Portuguesa e Cinema. Para além de diversos artigos em revistas da especialidade e de participar em vários colóquios e congressos, publicou, na qualidade de co-autor ou de autor, os seguintes livros, Matéria de Leituras. Recepção, Hermenêutica, Literatura, Cinema, Braga: Cadernos do Povo-Ensaio, 2000, Breve Teoria da Literatura Infantil, Braga: Cadernos do Povo-Ensaio, 2000, Relações Intersemióticas entre o Cinema e a Literatura: a Adaptação Cinematográfica e a Recepção Literária do Cinema, Braga: Centros de Estudos Humanísticos/Universidade do Minho, 2001, Ensaios Garrettianos, Braga: Cadernos do Povo-Ensaio, 2001, Último Eça, O Romance & O Mito, Braga: Cadernos do Povo-Ensaio, 2001; 2.ª ed.: 2003 (em co-autoria com Américo António Lindeza Diogo), Literatura & Cinema. Ensaios, Entrevistas, Bibliografia, Coimbra: Angelus Novus Editora, 2003, Crimes EcoLógicos. Natureza e Cultura nos Policiais de Tony Hillerman, V. N. de Gaia: Editora Ausência, 2003 (em co-autoria com Américo António Lindeza Diogo), Dicionário sobre a Obra de António Lobo Antunes, Lisboa: IN-CM, 2 volumes, 2008; e Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco, Guimarães: Opera Omnia, 2010 (em parceria com J. Cândido Martins).

João Paulo Braga, Mestre em Humanidades (Literatura Portuguesa - Época Barroca), pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica (Braga), com uma tese sobre os sermões do Padre António Vieira, publicada em 2000.
Investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica (Braga), onde prepara, sob orientação do Prof. Aníbal Pinto de Castro, uma tese de doutoramento sobre A Construção da Narrativa Camiliana.

Sem comentários: