domingo, 26 de setembro de 2010

MEMÓRIA DE CAMILO CASTELO BRANCO POVOOU A QUINTA DO ERMO


Depois do inegável êxito que constituiu a primeira edição (2009) dos Encontros do Ermo, realizados na Quinta do Ermo, em Paços, Fafe, no caso, sobre José Cardoso Vieira de Castro, teve lugar na tarde de sábado, 25 de Setembro, o II Encontro do Ermo, desta feita em torno de aspectos da vida e obra de Camilo Castelo Branco.
Participaram no evento cerca de oito dezenas de pessoas não apenas de Fafe, mas também do Porto e de outras cidades do norte.
A organização foi, como há um ano, da Câmara Municipal de Fafe e do actual proprietário da Quinta e que tão bem restaurou a casa, o Eng. Lourenço Castro.
Foi, assim, um evento voltado para os camilianistas e para os que adoram a mundividência literária do "Torturado de Seide", cuja memória sagrada povoa a encantadora quinta tipicamente minhota, onde o anfitrião e desgraçado José Cardoso Vieira de Castro acolheu, durante mais de um mês, o autor de Amor de Perdição, nos idos de 1860, quando este se encontrava foragido da justiça, pronunciado pelo crime de adultério na pessoa da sua paixão maior Ana Plácido.
Depois das boas vindas debitadas pelo actual dono da casa e pelo vice-presidente do município, Dr. Antero Barbosa, foi apresentada a obra colectiva Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco (Opera Omnia), organizada pelos professores universitários Sérgio Guimarães Sousa e José Cândido de Oliveira Martins, que se encarregaram de demonstrar aos presentes as virtualidades da mesma.
Seguiu-se um momento musical a cargo de um trio de clarinetes da Academia de Música José Atalaya, que, com um programa de música barroca, encantou a assistência.
O Encontro culminou com as comunicações alusivas a obras de Camilo.
O Professor J. Cândido Martins (Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia de Braga), abordou a faceta do “Camilo dramaturgo e a comédia de costumes”, ressaltando que o conhecido romancista escreveu mais de três dezenas de peças de teatro ao longo de 40 anos, muitas delas sucessivamente representadas. Deteve-se, mais aprofundadamente, em O Morgado de Fafe em Lisboa e em O Morgado de Fafe Amoroso, ou não estivéssemos nas terras do morgado e da “Justiça”…
A segunda comunicação esteve a cargo do Prof. Dr. Sérgio Guimarães de Sousa (Universidade do Minho) que dissertou sobre o tema: «Rir à custa de Calisto e rir com Calisto. Aspectos do cómico n’ A Queda dum Anjo», uma das mais divertidas e emblemáticas obras camilianas.
Finalmente, o Dr. João Paulo Braga, investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica (Braga), falou sobre «Uma cena da tragédia humana no Livro de Consolação», chamando à colação a figura de José Cardoso Vieira de Castro, sobre cuja desdita se debruça a obra.
Finalmente, os presentes puderam conviver animadamente em torno de um verde de honra que encerrou a segunda edição do encontro, que vai ter continuação, não se sabe é com que periodicidade!...
De recordar que as comunicações apresentadas a este evento serão publicadas na próxima edição da revista cultural Dom Fafes, a editar pelo município nos próximos meses.

Sem comentários: