quarta-feira, 29 de junho de 2011

RICHARD TOWERS APRESENTOU LIVROS-OBJECTO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FAFE

O autor Richard Towers (pseudónimo do artista e músico Martinho Torres) apresentou na Biblioteca Municipal de Fafe dois livros-objecto, actos criativos editados pela Neoma Produções, editora do próprio escritor. Trata-se de um conceito novo, inovador e diferente, “livros com arte”, produtos com valor acrescentado que estão já no mercado e que o autor se empenha em explicar aos seus leitores, um pouco por todo o país, como aconteceu agora na cidade de Fafe!
Num ambiente intimista, que incluiu a leitura de trechos dos livros, por Carlos Afonso e Artur Coimbra, acompanhado à viola pelo autor-músico Martinho Torres, foi proposta aos presentes uma incursão pelo inovador mundo literário do autor, através de duas obras – Tempo e Reflexos – os seus mais primeiros lançamentos. Nesta abordagem, ficámos também a conhecer melhor o conceito que rege a Neoma Produções, a editora que reinventou o livro, e penetrámos no íntimo processo criativo do autor, ficando a conhecer os segredos por detrás da concepção do livro-relógio e do livro-espelho. Que, além de se lerem, com o maior prazer, são objectos que funcionam: o relógio marca as horas e o espelho reflecte os narcisos que todos somos.
Nas palavras do autor (e editor), ficámos com a convicção de que a diferença que os seus produtos artísticos integram visa fundamentalmente “fugir ao convencional”, aos estereótipos do mundo livreiro.
Richard Towers tem divulgado a sua obra em prestigiados espaços culturais (FNAC’s e livrarias de todo o pais), é candidato a vários prémios de inovação e promete edificar uma carreira ímpar através da sua visão única e original da literatura e do livro. Em Fafe anunciou que já tem mais sete livros escritos e prontos a publicar, mas reconhece que a tarefa de impor o seu produto no mercado é difícil e por isso aproveita todas as oportunidades para o divulgar. Inclusive, projecta deslocar-se à reconhecidíssima Feira de Franckfurt, na Alemanha, onde vai apresentar as suas criações ao universo editorial mundial.
Sendo também músico, tem intenção de voltar a projectos artísticos nessa área, talvez já no próximo ano.
Para já, é um orgulho termos este autor a viver entre nós, e a trabalhar em Fafe, concretamente na freguesia de Travassós.
Foi um prazer participar nesa sessão cultural!

Sem comentários: