sábado, 22 de outubro de 2011

Escola/Comunidade – Perspectivas e Racionalidades - Livro de Paulo Teixeira lançado dia 27 de Outubro na Biblioteca Municipal de Fafe

Mais um autor, mais um livro que vai ser lançada na Biblioteca Municipal de Fafe, na próxima semana. É na quinta-feira, 27 de Outubro, à noite (21h30).
Desta feita, o autor é o docente da Escola Secundária de Fafe Joaquim Paulo Lopes Teixeira e a obra tem por título Escola/Comunidade – Perspectivas e Racionalidades (edição Labirinto) e resulta da sua dissertação de mestrado em Administração Educacional pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho do Porto, em 2011.
A obra tem 200 páginas de texto e divide-se em quatro capítulos com os títulos “A Escola como organização educativa”, “Os interesses, os consensos e os conflitos na administração das Escolas”, “A comunidade local nas escolas públicas: entre a legislação e a prática” e, finalmente, “Um estudo das Escolas do concelho de Fafe”.

Na contracapa da obra, escreve o autor:

As investigações sobre a capacidade de administrar e de gerir a interacção entre a escola e a comunidade educativa envolvente constituem uma problemática que, não obstante beneficiar já de uma razoável tradição investigativa, nomeadamente no domínio da Sociologia das Organizações e da Administração Escolar, possuem plena actualidade.
Centralizado nos cinco Agrupamentos Escolares e na única Escola Secundária do concelho de Fafe, este estudo procura interrogar o conteúdo, a forma e o sentido de algumas interacções sociais, e de alguns interesses na fronteira de um território que hoje é mais partilhado e que encontra os seus fundamentos numa concepção de escola mais próxima da escola como comunidade educativa. Para a conceptualização e interpretação de algumas novas racionalidades foi desenvolvido um quadro teórico-conceptual, a partir do qual se procurou ancorar algumas interrogações iniciais, e traçou-se um percurso crítico e analítico da agenda legislativa em vigor, desde a implementação legal em 1986, da figura do Conselho Consultivo como órgão de apoio ao Conselho Pedagógico, e como primeiro sinal da abertura da escola à sociedade civil, até à legislação actualmente em vigor.
Procurando acompanhar o sentido de democratização da sociedade civil, a comunidade educativa é um espaço associativo e político, que, como tal, deve ser gerido, e que, como tal, foi analisado.

A dissertação teve a orientação da conhecida docente Manuela Teixeira, que foi durante muitos anos presidente do Sindicato dos Professores do Norte.

O autor:


JOAQUIM PAULO LOPES TEIXEIRA é natural de Fafe, distrito de Braga, onde nasceu em Novembro de 1967.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Franceses e Ingleses – Ramo Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1992.
Concluiu uma Especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional pela Universidade do Minho, em 2009.
Adquiriu o grau de Mestre em Administração Educacional pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho do Porto, em 2011.

Sem comentários: