quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

XI Forum de Teatro tem lugar este fim de semana em Fafe

 

A Federação Portuguesa de Teatro, em parceria com o Grupo Nun’Álvares/Teatro Vitrine, vai realizar, entre 25 e 27 de janeiro, na cidade de Fafe, o XI Fórum Permanente de Teatro, contando com o apoio de diversas entidades, das quais se destaca a autarquia local.
O Fórum Permanente de Teatro é um evento semestral, criado em Janeiro de 2008, sob a égide da Associação Nacional de Teatro de Amadores, e destinado à formação e troca de experiências entre grupos de teatro, tendo envolvido já, em anteriores edições, mais de mil e quinhentas pessoas (organização, formadores, formandos e simples espectadores) e perto de cem companhias de todo o país, sendo já considerado, por muitos, um momento incontornável no calendário anual do teatro associativo.
Este evento assume-se como um espaço de permanente evolução técnica e prática, contando na sua grelha de formadores com profissionais experientes e acreditados, abarcando áreas como a formação de actores, a dramaturgia, a cenografia ou a iluminação, entre outras. Nesta décima primeira edição, o evento recebe a colaboração de nomes como Mário Pereira, Mauro Corage, Sónia Sousa ou Maira Ribeiro, para além dos formadores habituais, como Fernando Soares, Carlos Alves, Jorge Fraga, João Fonseca Barros, Rita Torrão, Manuel Ramos Costa ou Aurora Gaia.
Neste XI Fórum Permanente, e tal como em edições anteriores, será feita uma homenagem à obra de um dramaturgo português. Desta feita, a escolha recaiu em Camilo Castelo Branco, nome maior das letras lusas. No âmbito dos diversos painéis formativos, será trabalhado «O Morgado de Fafe Amoroso».
Paralelamente, decorrerá um vasto programa social composto de actividades lúdicas e de convívio. Logo na sexta-feira, Fafe recebe os participantes do Fórum com o espectáculo «Bolingbrook», apresentado pelo grupo anfitrião. A noite de sábado inicia-se com a divulgação da grelha de espectáculos do Concurso Nacional de Teatro – Póvoa de Lanhoso 2013, seguido de «La Señorita Guardesa», pelo Teatro Jachas (Cáceres – Espanha), no âmbito de um intercâmbio com a Confederación Escenamateur. No domingo, durante a tarde, o espectáculo de encerramento a partir de «O Morgado Fafe Amoroso» interpretado pelos formandos dos Painéis de Formação de Actores e com cenografia adereços e iluminação dos formandos dos respectivos painéis.


PROGRAMA
Sexta-Feira, 25 de Janeiro 2013
 

21:30 – TEATRO CINEMA DE FAFE

Teatro Vitrine, apresenta: “BollingBrook”

Adaptação do texto de Martins Pena

 

Sábado, 26 de Janeiro 2013

08:30 – SEDE GRUPO NUN’ ALVARES

Abertura do Secretariado

09:00 - Cerimónia Oficial de Abertura do Fórum

09:30 - Sessão de Abertura do Fórum

Homenagem ao Dramaturgo Camilo Castelo Branco

10:00 - Início dos Painéis de Formação

 
13:00 - Encerramento dos Painéis de Formação

 
14:30 - Reinício dos Painéis de Formação

19:30 - Encerramento dos Painéis de Formação

 
21:30 – TEATRO CINEMA DE FAFE

Jachas Teatro - Torrejoncillo (Cáceres), apresenta:

“LA SEÑORITA GUARDESA

Intercâmbio com Escenamateur - Espanha
 
Domingo, 27 de Janeiro 2013

09:00 – SEDE GRUPO NUN’ ALVARES

Reinício dos Painéis de Formação

Assembleia-Geral da FPTA

 13:00 - Encerramento dos Painéis de Formação
 
 14:30 - TEATRO CINEMA DE FAFE

Encerramento do Fórum
 
15:30 - Espectáculo de Encerramento dos Painéis

a partir de: “O MORGADO DE FAFE AMOROSO” de Camilo Castelo Branco

Sem comentários: