domingo, 23 de outubro de 2011

Worbey and Farrell em Fafe: um espectáculo do outro mundo


O Teatro-Cinema de Fafe foi palco este sábado à noite, dia 22 de Outubro, de um espectáculo do outro mundo: “Quatro mãos num piano”, pelo duo inglês Worbey and Farrell.
Tratou-se de um espectáculo de gabarito internacional, ao alcance unicamente de duas localidades portuguesas: apenas estiveram em Arcos de Valdevez (sexta à noite) e em Fafe, no dia seguinte.
Worbey and Farrel (anteriormente conhecidos como Katzenjammer) é um duo de piano que marca pela diferença: diversão, comicidade, enorme talento, virtuosidade. Fazem um espectáculo como nenhum outro. Tocam temas que todos conhecemos, clássicos ou modernos, com alegria, com divertimento, com prazer – características que transmitem em permanência ao público, com o qual vão dialogando no início de cada composição.
Lamentável, mais uma vez, a ausência de público. Estiveram cerca de cinco dezenas de espectadores, mas um espectáculo com esta dimensão merecia muitíssimo mais gente na plateia.
Afirma-se, mais por descargo de consciência, que Fafe é uma “terra de músicos”. A verdade, se somarmos os integrantes das bandas filarmónicas, dos grupos corais, dos ranchos folclóricos, dos grupos musicais de toda a espécie, a eles acrescentando os professores e alunos das escolas de música e até dos estabelecimentos de ensino público, é que são às centenas, sem dúvida, aqueles que circundam no interior da área da música, nas suas diversas expressões.
Mas tem havido espectáculos de inegável qualidade, em que o mínimo bom senso e sentido da normalidade, exigiria a sua presença no público, e o facto é que… nem vê-los.



Alguém costuma afirmar, com alguma razão, que em Fafe funcionam as “capelinhas”: os músicos e familiares de uma determinada banda, grupo ou instituição vão aos espectáculos da “família”, tenha ou não interesse ou qualidade mínima. O resto, é como se não existisse.
Outros afiançam que em Fafe reina a ignorância e a incultura generalizada. Não penso que assim seja, mas é algo que deixa muito a desejar!...
Fafe não investe na novidade. Se aqui vem um cantor ou grupo conhecido, os fafenses lotam a sala e acotovelam-se para adquirir bilhete, lançando até as atoardas que se conhecem, mas não correspondem minimamente à verdade.
Quando aqui se apresenta um espectáculo de alta qualidade (já se previa, não se concluiu apenas depois da sua realização…), por actores ou músicos desconhecidos, desconfia-se e não se põe lá os pés. Aconteceu já com outros espectáculos; voltou a suceder.
É deplorável que alguns fafenses frequentem espectáculos fora (e têm todo o direito a fazê-lo, não é isso que está em causa) mas não frequentem os mesmos espectáculos, ou outros congéneres, na sua terra.
Isto para já não falar dos doutos opinadores dos blogues, cheios de ciência, sabedoria, investigação e competência, que opinam sobre tudo o que mexe, de preferência acobertados pelo anonimato, saibam ou não saibam do que se trata, mas que não levantam os digníssimos traseiros das secretárias para se deslocarem aos lugares onde a cultura acontece. Eles já sabem tudo, já viram tudo, já opinaram sobre tudo!...
É o que temos e, se calhar, merecemos!... Muito parlapié mas escasso exercício cultural!...



Fotos (excelentes, como habitualmente) de Manuel Meira Correia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns!
O espectáculo foi maravilhoso, adorei ver estes dois pianistas a tocar a quatro mãos.Além de tocarem muitissimo bem, posuem um sentido de humor fantástico.
Mais uma vez parabéns.......