sábado, 4 de fevereiro de 2012

As Alminhas do Concelho e Arciprestado de Fafe: livro de José Emídio Lopes lançado este domingo em Cepães

Chama-se As Alminhas do Concelho e Arciprestado de Fafe o novo livro de investigação do fafense José Emídio Martins Lopes, editado pelo autor, com o apoio da autarquia.
A interessante obra é apresentada este domingo, 5 de Fevereiro, pelas 15h00, no Salão Paroquial de Cepães, pelo jovem historiador Daniel Bastos.
Com 140 páginas, a obra é dedicada ao pai do autor, companheiro e conselheiro nesta caminhada, pelos vales e serras da nossa terra, na descoberta das alminhas “perdidas”, e inclui uma mensagem do arcipreste de Fafe, Padre Manuel Ferreira e do presidente da Câmara, José Ribeiro.
José Emídio dedica os primeiros capítulos à definição e origem do culto das alminhas, tão arreigado na alma do povo português desde há séculos, falando ainda do culto dos mortos, dos cemitérios e do purgatório.
Profusamente ilustrado e a cores, o livro insere depois a imagem da igreja e das alminhas de cada uma das 37 paróquias do arciprestado: as 36 de Fafe mais a do Rego, a que acrescenta a da capela da Senhora da Guia, em S. Clemente de Basto, nos limites dos concelhos de Fafe e Celorico de Basto.
Uma obra de enorme mérito cultural, de excelente apresentação gráfica e que resulta de imensas horas de investigação do autor, que calcorreou o concelho de lés a lés para inventariar e fotografar esses ícones da religiosidade popular, que são as alminhas.
Um grande abraço de parabéns!
 
Professor, jornalista e escritor, José Emídio Lopes é natural de Cepães, deste concelho, onde nasceu em 1951.
Na sua carreira académica passou pelo Colégio S. José, em Vila do Conde, onde preparou a admissão à escola do Magistério, seguindo a vida de professor primário, obtendo, mais tarde, a licenciatura no Instituto de Estudos Superiores de Fafe.
Exerceu funções docentes nas escolas de Touguinhó (Vila do Conde), Negreiros (Barcelos), Junqueira e Caxinas (Vila do Conde).
Com gosto pelo jornalismo, colaborou nas mais diversas publicações, tais como Notícias de Fafe, Escola Remoçada (Braga), Sentinela do Vouga (Aveiro), Intervenção Cepanense (Fafe), Correio da Junqueira (Vila do Conde), Revistas Aqueduto, Limalha e Rio Ave (Vila do Conde), entre outras. Colaborou nas rádios Vila do Conde e Foz do Ave.
Foi sócio fundador e elemento da direcção da Associação Portuguesa da Imprensa Regional. Participou em congressos jornalísticos nos Açores, Madeira, Macau, Newark (Estados Unidos), entre outros.
Colaborou em diversas actividades da Sociedade de Recreio Cepanense, tendo praticado atletismo e futebol.
Exerceu funções de dirigente desportivo, atleta e orientador, no Centro Desportivo da Junqueira, colectividade de que foi sócio fundador.
Foi distinguido com o galardão “Os Mais 2005”, de Artes e Letras, pelo Povo de Fafe.
Em 2007 a Assembleia de Freguesia de Cepães, atribuiu-lhe por unanimidade, um Voto de Louvor, pelo seu empenho no desenvolvimento cultural da sua terra natal (dinamizou e colocou todo o seu empenho na criação da “Rotinha do Milénio” e da “Rota do Milénio”, na freguesia de Cepães, aquando da celebração dos mil anos da freguesia).
Conta no seu currículo com as publicações como as seguintes: Nas Asas do Sonho (1991), Sociedade de Recreio Cepanense – 75 anos ao serviço da Cultura, Recreio e Cultura (2001), S. Mamede de Cepães – Viagem pelo Tempo (2005), Apontamentos sobre o Centenário da chegada do Comboio a Fafe (2007), 50 Anos de Sacerdócio – Padre Adélio Ferreira da Silva Loureiro, S. Simão da Junqueira, Vila do Conde (2008), Apontamentos sobre Nossa Senhora de Guadalupe – Cepães (2008) e 50 Anos 1959-2009 – Agrupamento 131 de S. Simão da Junqueira – Corpo Nacional de Escutas (2009).

Sem comentários: