quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Fafe dos Brasileiros: a cidade vai viver um acontecimento cultural memorável em Março próximo!


as palavras são como os dedos,
belas e diferentes
apetece tecê-las das manhãs e do orvalho,
debruá-las do vento e do cais
onde os barcos atracam,
como se fossem os lábios( …)

                       Artur Coimbra
(As palavras e o tempo)

Março é o mês por excelência do renascimento da Natureza, após o frio inverno; o mês da Primavera, da rebentação das árvores, da mulher e da sua uberdade, da poesia e dos seus valores e potencialidades!
Pois em Março, ao longo de duas semanas (9 a 24), a cidade de Fafe vai viver inolvidáveis dias e sucessivos acontecimentos, no âmbito das III Jornadas Literárias, sob o lema maior As palavras e o tempo e o subtema Fafe dos brasileiros.
O que aqui deixamos são alguns informes sobre a grandeza do evento, que está a suscitar o maior entusiasmo das escolas e das populações das freguesias, através das suas juntas e associações, pelo vastíssimo conjunto de realizações e iniciativas que estão previstas, de forma a marcarem em definitivo Fafe como a capital dos brasileiros de torna-viagem!
A iniciativa envolve obviamente o município mas também todas as escolas dos vários graus de ensino e os agrupamentos do concelho, associações culturais da cidade e das freguesias e a maioria das juntas de freguesia. E também os comerciantes locais e os fafenses mais activos. Ao leme deste barco da cultura, como seu grande ideólogo e o mais apaixonado mentor, está o professor Carlos Afonso, grande amigo nosso e deste jornal e mais fafense que muitos que aqui nasceram e viveram!
Ou seja, à partida, estão envolvidas no projecto centenas de pessoas, das freguesias e da cidade, que seguramente vão tornar Março o mês maior da cultura, do turismo e do empreendedorismo local, transformando a cidade na capital da cultura que mais nos interessa: a dos nossos valores e dos nossos afectos!
As III Jornadas Literárias de Fafe são um hino de louvor à cultura fafense, intimamente ligada a um todo nacional. Escolas, Município, Juntas de Freguesia, associações, instituições e pessoas em particular dão as mãos e, mediante as suas disponibilidades, capacidades erguem as suas vontades em torno de uma causa maior.
Esta maravilhosa construção cultural tem todo o sentido e utilidade para a realidade fafense: promove a partilha; alicerça os conhecimentos literários; favorece os valores e o respeito humano; ajuda a revitalizar as raízes; incrementa a criatividade; alumia o engenho; enriquece a alma de um povo; alimenta a esperança; educa e forma as consciências; perspectiva o futuro.
Palavras certas e seguras de Carlos Afonso, de apresentação deste grande evento, que pode sem dúvida alavancar (que palavra tão horrível!) a marca que nos identifica, valoriza e singulariza: Fafe dos Brasileiros!
As Jornadas abrem na noite de 9 de Março, no Pavilhão Multiusos, com o primeiro grande evento cultural, que envolve escolas e instituições, no âmbito de um grande espectáculo com o título «A Volta das Caravelas»:

Ao ritmo certo das caravelas, e envoltos numa dimensão mágica, criativa, literária e histórica, a palavra, a música, a dança, o canto e a encenação surgem em cena determinados a mostrarem a alma de um povo, pintada de mar, terra, ar e fogo.
Nos séculos XV e XVI, por mares nunca dantes navegados, as caravelas portuguesas vogaram ao sabor das marés e do engenho de nautas ousados e com fé. Por ilhas e continentes, o sangue luso espalhou sonhos e vontades, sangue e lágrimas, certezas e palavras. Mas…

“Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.Senhor, falta cumprir-se Portugal!” (Fernando Pessoa)

Seguem-se outros eventos, que têm como objectivo fundamental valorizar o nosso centro histórico:

Fafe dos Brasileiros pretende dar vida ao centro arquitectónico brasileiro de Fafe e a toda uma riqueza de usos e costumes, gastronomia e lendas para, deste modo, realçar o brilho das nascentes que continuam a brotar por todo o concelho. E porque o momento se propicia, o nosso rei Dom Carlos será o convidado de honra.
Ontem tivemos um passado de partidas e regressos. Hoje temos uma marca e um sonho. Amanhã teremos uma farta seara e um momento a comemorar.

Ao longo da semana de 12 a 16, nas várias freguesias do concelho realizam-se eventos culturais relacionados com a temática Fafe dos Brasileiros, a cargo das associações, instituições e juntas de freguesia.
O fim-de-semana de 16 a 18 assume a maior importância e visibilidade para o concelho, assim as condições climatéricas o permitam.
Na noite de sexta-feira, 16 de Março, no Teatro-Cinema tem lugar um evento cultural de recriação histórica intitulado «Com Fafe ninguém Fanfe». Um momento único em que todos os presentes se interligarão com um grande momento de cultura viva, e em que a morte não é obstáculo. Orgulhoso das suas raízes, Dom Fafe, personagem alegórica, recebe um conjunto de individualidades marcantes de todo um período áureo para Fafe: Fafe dos Brasileiros.
Na tarde do dia seguinte, sábado, regista-se a abertura de diversas exposições, recriações em museus e, pela noite dentro, um baile de época no Teatro-Cinema, momento único em que o sonho, o mágico, a música e a dança mostram que o belo e o perfeito são intemporais, desde que o coração dos homens assim o queira.

DOM CARLOS REGRESSA A FAFE, NUM EVENTO MEMORÁVEL
       
No âmbito da recriação de Fafe dos Brasileiros, o domingo 18 de Março promete ficar para a História como o do regresso a Fafe do rei D. Carlos, penúltimo monarca português.
Pela manhã, sons tradicionais pela cidade, pregão a anunciar a vinda do rei, movimento epocal, músicas diversas, montagem das barraquinhas com produtos tradicionais, jogos tradicionais, feira de época, passeio público, foguetes de início de festa, etc.
Ao início da tarde, o povo começa a chegar à cidade: figurantes de época (várias classes sociais), os ilustres fafenses, animais, carros de bois, feira de época, passeio público, brincadeiras de crianças, jogos tradicionais, pequenos ajuntamentos, barraquinhas, pequenos momentos de música popular.
Segue-se, pelas 15h00, a recriação, o mais fiel possível, da vinda do rei D. Carlos a Fafe, com as bandas de música e desfile de carros antigos, cumprimentos às autoridades e ilustres fafenses, na Arcada.
Uma hora depois, o momento alto do dia – o grandioso desfile etnográfico intitulado A Memória e a Alma, associado a um permanente evento cultural promovido pelas freguesias e associações. O percurso integra a rota dos brasileiros e passará em frente ao palanque real, onde estará o rei e as figuras ilustres, preparado par o efeito, e onde decorrerão momentos especiais. Nas varandas e casas dos brasileiros haverá figurantes à época…
Se a primeira semana é dedicada às freguesias e ao associativismo local, a segundo e última, de 19 a 23 de Março, tem como objecto principal as actividades nas escolas, sendo que cada um dos estabelecimentos de ensino define o seu programa, e adapta-o à sua realidade.
No dia 21 de Março, festeja-se, obviamente, o dia da poesia: poesia de rua; concurso de poesia; lançamento da colectânea onde estão incluídos os textos poéticos do concurso de 2011; à noite, no Teatro-Cinema, evento cultural intitulado «Uma aventura no jardim mágico da poesia…», com a participação de escolas, Escola de Bailado e Academia de Música José Atalaya.
Já na recta final das Jornadas Literárias, o dia 22 é reservado ao evento Viver a Escola, no Pavilhão Multiusos. Cada agrupamento apresenta os seus trabalhos e outras iniciativas: oficinas de pintura, de escrita e de música. Música, poesia, encenações, dança. Feira do Livro.
No dia 23, penúltimo dia, realiza-se um evento temático com o título «Era uma vez uma bola…», constando de histórias, jogos tradicionais e muita criatividade, reescritos por uma bola, um lápis, um pincel, um gesto, uma pauta de música.
À noite, o Teatro-Cinema é palco de mais um espectáculo, Acordas & Danças, recriação de baile renascentista. Guitarras, danças e palavras, espelham ambientes da época de quinhentos, pela Escola Bailado de Fafe e Academia de Música José Atalaya.
Finalmente, no último dia, 24 de Março, regista-se, pela tarde, a inauguração do percurso cultural Os Caminhos de Camilo, enquanto à noite o Teatro-Cinema é palco do encerramento das Jornadas, com o espectáculo «As palavras e o tempo», em que será tratada a conhecida obra autobiográfica Alma, de Manuel Alegre.
Muitos e bons momentos culturais, que serão objecto de um programa a divulgar nos próximos tempos!
Fafe vai seguramente viver momentos culturais como nunca viveu!
Voltaremos ao assunto!


Sem comentários: