quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Grupo Nun’Álvares “encerra” Estúdio Fénix este sábado à noite com variedades

Obrigado, Fénix, pelos momentos proporcionados” é o título do espetáculo que o Grupo Nun’Álvares leva a efeito este sábado à noite naquela sala instalada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Fafe e que assinala o seu encerramento.
A receita reverte a favor dos Bombeiros Voluntários.
O espetáculo final no Estúdio Fénix, que tem o apoio da autarquia, começa às 21h30 e inclui variedades, rábulas teatrais, demonstração de patinagem, declamação de poesia e uma projeção de homenagem àquela sala.
O Grupo Nun’Álvares, que foi o primeiro grupo a pisar o palco do Fénix, com a peça “Médico à força”, de que recriará alguns trechos este sábado, pretende assim homenagear aquele espaço cultural que durante décadas funcionou como única sala de espetáculos da cidade.
O Estúdio Fénix, dotado de 300 lugares e concebido pelo artista António Santana, foi inaugurado solenemente em 26 de Maio de 1984, tendo a Câmara Municipal suportado metade da verba da sua construção, computada em 20 000 contos (100 000 euros).

Notícia da inauguração do Estúdio Fénix (Maio de 1984)
Nessa circunstância, a autarquia ficou com o direito de utilizar a sala durante três dias por semana para o desenvolvimento de atividades culturais.
E o certo é que ao longo de 25 anos, o Estúdio Fénix, como único espaço com condições para o efeito, foi palco de centenas de espetáculos de música, teatro e dança, exibição de cinema, eventos diversos, realizações, seminários, conferências e outras iniciativas.
O primeiro grande espetáculo lá realizado foi com o artista Pedro Barroso, em Março do ano seguinte.
Com a entrada em funcionamento do Teatro-Cinema de Fafe, em 25 de Abril de 2009, o Estúdio Fénix deixou de ter a utilização intensa que vinha tendo, passando a servir para festas escolares e pouco mais. A autarquia cessou também o protocolo de utilização em 2010, pelo que a direcção dos Bombeiros começou a pensar no destino a dar à sala.
No âmbito das obras de requalificação do quartel, que já começaram, o Estúdio Fénix vai ser desmantelado, enquanto sala de espetáculos, já a partir da próxima semana, sendo o espaço reformulado para outro tipo de utilização, designadamente salas de formação.

Sem comentários: