domingo, 30 de dezembro de 2012

MANUEL PINTO LOPES ESTEVE NOS PORTUGUESES DE VALOR 2012

Estamos no final do ano e quero trazer aqui um facto que passou despercebido aos fafenses.
O nosso conterrâneo Manuel Pinto Lopes, empresário de sucesso em França e benemérito dos Bombeiros Voluntários de Fafe, integrou a selecção dos 100 Portugueses de Valor 2012, iniciativa promovida pelo grupo de comunicação social Lusopress, voltado para as comunidades portuguesas.
Trata-se de uma iniciativa realizada pelo segundo ano consecutivo e que se destina a premiar os emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, homens e mulheres que, pelas mais variadas razões, se destacam pelo percurso que empreenderam ao longo das suas vidas profissionais. São artistas, empresários, desportistas, políticos, dirigentes associativos.

Desconhecemos (não conseguimos mesmo apurar) quem foram os 10 vencedores, mas honra-nos saber que o amigo Pinto Lopes foi seleccionado entre milhares de grandes portugueses que se salientam no âmbito da diáspora portuguesa.
Nascido em Fafe em 1956, abalou para França aos 11 anos e aí fez os seus estudos e trabalhou durante uma década na indústria com o pai, até se instalar por conta própria. Em 1987, começou a trabalhar no sector dos andaimes e há uma dúzia de anos abriu uma empresa nesse ramos que hoje empresa 47 pessoas, muitas das quais portuguesas.
Influenciado pelo pai, bombeiro voluntário em Fafe até emigrar, sempre teve gosto pelo espírito associativo, criando associações (futebol e folclore), em que avulta a fundação da Santa Casa da Misericórdia de Paris e, há uma dúzia de anos, uma agremiação de apoio aos Bombeiros Voluntários de Fafe, para a qual ofereceu oito viaturas e outros equipamentos.
Sente-se uma pessoa feliz, porque conseguiu realizar quase todos os seus sonhos. Se tivesse poder ilimitado, Pinto Lopes mudaria o egoísmo que considera ser comum hoje em dia e redistribuía a riqueza do mundo por todas as pessoas.
Não consegue passar sem a família, os amigos e um copo de champanhe.
“Acredito num mundo onde há a possibilidade de ultrapassar o egoísmo” é o seu lema.

Sem comentários: