terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

“FAFE CIDADE DAS ARTES” – PROJECTO PARA DINAMIZAR AS ARTES E A CULTURA NO MUNICÍPIO





O projecto “Fafe Cidade das Artes” foi apresentado publicamente, esta segunda-feira, à comunicação social e aos parceiros e interessados.
Na mesa, estiveram o presidente da Câmara, José Ribeiro, o vereador da Cultura, Pompeu Martins e o director artístico, Moncho Rodriguez. Na plateia, dezenas de pessoas, entre as quais alguns dos protagonistas, sobretudo os agentes que vão corporizar este grande desafio a desenrolar ao longo deste ano os atores Cristina Cunha, Pedro Giestas, Fernanda Pimenta, Marta Carvalho e Wagner Kosisck e o compositor Narciso Fernandes, entre outros).
Projecto aberto a toda a população, “catalisador das sinergias criativas, pretende promover a fusão de saberes entre especialistas profissionais e amadores da arte e da cultura local”, nas palavras de Moncho Rodriguez.
Pretende ainda, segundo o vereador Pompeu Martins, “projectar o município de Fafe como exemplo de Cidade das Artes, do Teatro, da Dança, da Música, da Literatura, da Cultura”. Trata-se de um plano que quer também atrair e acolher em residências artísticas temporárias criadores do mundo inteiro com diferenciados saberes e experiências, para que promovam intercâmbios e parcerias entre as gentes de Fafe e outras culturas, sobretudo do Brasil.
Trata-se, na verdade, de um grande projecto de cultura participada, aberto a toda a comunidade, nas áreas da música, do teatro, do bailado, cruzando e fazendo dialogar a arte popular e a arte erudita e juntando todas as faixas etárias, dos mais pequenos, aos seniores.
O projecto faz uma convocatória à sociedade fafense, para embarcar na cultura comum, entrecruzando criativamente a modernidade e a tradição, fazendo convergir nele a memória, o imaginário, a história e a criatividade.
Pedro Giestas, em nome dos atores presentes, agradeceu à Câmara de Fafe “o ter abraçado este projecto”, de portas abertas, em que ninguém é excluído, em função dos seus talentos e artes e “que não se faz sem os fafenses”.
O presidente da Câmara, José Ribeiro, começou por defender que “o mais fácil, neste momento de crise, era não ter projecto nenhum”. Porém, a autarquia dinamiza este “projecto de utopia, de grande fé, aberto à sociedade, envolvendo as forças das colectividades, da cultura e da sociedade civil”, para que este caminho se venha a tornar “uma auto-estrada de afirmação dos fafenses”.
“ Fafe Cidade das Artes” pretende, assim, segundo o coordenador d director artístico, Moncho Rodriguez, constituir-se em “espaço privilegiado de criatividade, que incentive a participação activa da população em projectos e realizações culturais, fortalecendo os interesses autóctones e promovendo renovação nas artes da tradição ao contemporâneo. A sua proposta de programação tem como principal objectivo contribuir para que as criações culturais e artísticas na cidade de Fafe possam ter um maior envolvimento por parte da população, um elevado nível de qualidade artística e que propiciem a formação e descentralização cultural dentro do próprio Município”.
Projecto de desenvolvimento comunitário, integra oficinas de formação teatral, para todos os públicos, residências artísticas em regime de intercâmbio (a actriz brasileira Fernanda Pimenta, está já entre nós, entre Fevereiro e maio, enquanto o Teatro Andante de Minas Gerais – Brasil, estará entre Março e Junho, incluindo, em ambos os casos a apresentação de espectáculo, criação de espectáculo inédito, pesquisa nas tradições e encontros com a comunidade), espectáculos no Teatro-Cinema e nas freguesias (21 eventos), um grande espectáculo “Saudade do Futuro”, em 10 de Junho, na Praça 25 de Abril, o primeiro encontro de palhaços do mundo (Julho) e múltiplas outras acções que pretendem transformar Fafe num centro de criatividade e dinamização cultural para todos os fafenses!

Fotos: Manuel Meira Correia






Sem comentários: