quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

José Augusto Gonçalves continua a sua saga autobiográfica: novo livro esta sexta-feira

José Augusto Gonçalves, professor da Escola Secundária e escritor, apresenta esta sexta-feira à noite (21h30), na Biblioteca Municipal de Fafe, o seu mais recente livro, Viagens pelas Sendas da Alma Humana II, que é a continuação da sua saga autobiográfica, iniciada em Dezembro de 2009, com a publicação o primeiro volume.
A obra vai ser apresentada pelo também docente da Secundária e escritor, Carlos Afonso.
José Augusto Gonçalves é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestre em Educação, na área de “História da Educação e da Pedagogia”, pela Universidade do Minho, cujo tema de dissertação foi intitulado Para uma Escola Cidadã. Contributos da Obra de António Sérgio.
Iniciou a elaboração de uma tese de doutoramento sob o tema A Educação Cívica na Obra de António Sérgio.
Professor do quadro de nomeação definitiva da Escola Secundária de Fafe, a sua actividade docente tem incluído, nestes últimos anos, a leccionação das disciplinas de Filosofia e de Psicologia, do 10º ao 12º anos de escolaridade.
No capítulo da investigação, os seus principais centros de interesse residem nas temáticas relacionadas com Filosofia, Psicologia e Educação.
Já lançou duas obras, com os títulos Escola e Cidadania. Contributos para Repensar o Sistema de Ensino em Portugal (em parceria com o seu orientador de mestrado, Manuel Barbosa, da Universidade do Minho), em 2002 e A Educação Cívica segundo António Sérgio: Sua Actualidade (somente de sua autoria), em 2003.
Publicou ainda um longo artigo na Revista de Estudos Cooperativos do Instituto António Sérgio, subordinado ao mesmo título da sua segunda obra.
Tem também colaborado em jornais, como no Diário do Minho, onde publicou um longo artigo acerca da concepção da educação cívica segundo António Sérgio – temática que, sobretudo desde o início da elaboração da sua dissertação de mestrado, muito o tem apaixonado.
Em 4 de Abril de 2007, fez a apresentação pública do seu terceiro livro, Paixão Pela Vida I: A Inteligência, com perto de duas centenas de páginas, numa edição da Labirinto, através da chancela “Ágora”. É um livro de cunho marcadamente pessoal, resultante de reflexões que foi fazendo sobre a temática da inteligência do ser humano.
Em 11 de Dezembro de 2009, lançou o seu quarto livro, este de carácter ficcional, mas de cunho autobiográfico, com o título Viagens pelas Sendas da Alma Humana – I.

Sem comentários: