domingo, 24 de julho de 2011

Major Miguel Ferreira foi o rei da noite

Na noite de sexta-feira, a Biblioteca Municipal de Fafe encheu para ouvir falar do Major Miguel Ferreira, a propósito do lançamento da segunda edição, revista e aumentada, do meu livro Major Miguel Ferreira – Uma Lição de Liberdade.
Além de dezenas de amigos de Fafe, vieram amigos do Porto (Dr. Antunes Moreira e esposa, Ricardo e Ana) de Famalicão (Amadeu Gonçalves, Artur Sá da Costa e esposa), de Guimarães (Eng. Eduardo Ribeiro, insigne lutador antifascista, Fernando Capela Miguel e José Machado), Amarante (Manuel Carneiro) e de outras localidades.
A sessão foi presidida pelo vereador da cultura e jovem amigo que vi crescer, desde tenra idade, Pompeu Miguel Martins. Na plateia, esteve também o presidente da Câmara e velho amigo, José Ribeiro, bem como o vereador Antero Barbosa, com quem tive o privilégio de trabalhar durante uma década na Casa da Cultura.
Foi uma noite feliz, em torno da vida e da obra de um homem bom, íntegro, vertical, de carácter acima de qualquer suspeita, um republicano histórico, honrado lutador contra o fascismo, amante dos princípios da liberdade e da justiça social.

Eu próprio apresentei o percurso vital de Miguel Ferreira, destacando as suas facetas de activista político e militar durante a I República e de integrante da oposição democrática ao Estado Novo. Foram 50 anos de intensa vida pública, sensivelmente, entre 1910 e 1960, até praticamente o seu falecimento, que viria a ocorrer em 4 de Abril de 1961. Noutro post deste blogue, se fala mais circunstanciadamente da vida e obra do “velho Major”.
O meu amigo Artur Sá da Costa veio falar, com a ciência e os conhecimentos de que é possuidor, do enquadramento de Miguel Ferreira na luta dos “democratas de Braga” contra o fascismo, dos anos 50 ao 25 de Abril. Foi uma lição de sapiência!...
O meu amigo Amadeu Gonçalves teve a amabilidade de falar do assunto nos seus interessantes blogues http://litfil.blogspot.com e http://diariosincompletos.blogspot.com.
Um grande bem-haja pelo seu apoio e pela sua amizade de longa data.
Aqui fica também a reportagem fotográfica do acontecimento do habitual colaborador deste blogue, Manuel Meira Correia, a quem manifesto publicamente a minha admiração e a maior gratidão!




2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Dr. Coimbra. por mais uma edição do livro, sobre Magor Miguel Ferreira.Gostei muito da apresentação que fez sobre a obra em causa. O Major foi realmente um grande homem. Muito inteligente e corajoso para a época. Era de homens assim que hoje precisávamos...

ARTUR COIMBRA disse...

Muito obrigado pelo seu comentário. Na verdade, o que pretendi foi homenagear um homem bom, um homem de bem, íntegro, vertical, de elevada fibra, de antes quebrar que torcer, como hoje há poucos. Os grandes republicanos eram homens que punham a honra e a dignidade à frente de tudo. Concordo que faltam hoje homens desse quilate: o que há em demasia são Josés Castelos Brancos, muito light, muito desvertebrados, muito compromisso, muito duas caras, muito trocatintismo, muito pouca hombridade.