terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pista de cicloturismo está a ser requalificada e ampliada até ao Parque da Cidade

A Pista de Cicloturismo que aproveita o traçado da linha de caminho-de-ferro que ligava Fafe a Guimarães e que foi desactivada em 1985, está a ser objecto de obras de requalificação, melhoria e ampliação.
A pista foi inaugurada em 1996, pelo então presidente da República Jorge Sampaio, e a sua requalificação tem como base a melhoria da segurança dos utentes, um aumento do conforto na utilização do espaço e uma nova abordagem, contemplando uma continuidade e uma ligação à pista existente no Parque da Cidade.
A autarquia pretende aumentar a segurança dos utentes através da introdução de iluminação ao longo da pista, permitindo a utilização da pista por um período mais longo, o que acontecerá a partir de Fevereiro do próximo ano. Tendo como objectivo a segurança dos utentes, serão repensados os cruzamentos e travessias da pista, relativamente às vias que com ela confinam, através de pinturas específicas e barreiras mais adequadas. A sinalização será, de igual modo, redefinida, sendo adoptada nova sinalética, mais de acordo com o espírito de uma pista de cicloturismo.
O conforto dos utentes será melhorado através da implementação de novo mobiliário urbano (bancos, bebedouros, etc.), a colocar periodicamente ao longo da pista e da criação de locais de descanso que permitirão aos utentes o usufruto mais alargado do equipamento.
O pavimento da pista de cicloturismo será requalificado, tendo como objectivo melhorar as condições de utilização, permitindo aos utentes uma utilização mais segura. No pavimento será também pintada uma faixa separadora dos sentidos de trânsito e serão criados novos marcadores de distância.
Ao requalificar a pista, a Câmara pretende prolongar o tipo de tratamento dado na pista no Parque da Cidade, potenciando a sua complementaridade. Desta forma, o grafismo utilizado na pista de cicloturismo será alargado à parte do Parque da Cidade. As travessias existentes terão um tratamento visual idêntico.
A requalificação da pista de cicloturismo significará um aumento da qualidade dos equipamentos destinados ao lazer, existentes no concelho, bem como a sua ligação ao Parque da Cidade aproximará este equipamento do centro urbano, tornando-o desta forma mais atractivo aos utentes.
O alargamento da pista de cicloturismo ao parque da cidade representa um acréscimo de cerca de 1300 m no total de pista reservada à prática de cicloturismo, perfazendo um total de aproximadamente 7500 m, ligando a Praça Mártires do Fascismo até à antiga estação de Fareja, no limite do concelho.
O investimento previsto para a empreitada que dará outra dimensão à Pista de Cicloturismo será superior a 100 000 euros.

Sem comentários: