quarta-feira, 16 de maio de 2012

Fernanda Aguiar expõe pintura na Casa da Cultura de Fafe entre 18 de Maio e 8 de Junho


A conceituada artista fafense Fernanda Aguiar vai expor na Casa Municipal de Cultura de Fafe um conjunto dos seus mais recentes trabalhos artísticos, entre os dias 18 de Maio e 8 de Junho.
A inauguração ocorre esta sexta-feira, pelas 21h30, na presença da artista, de familiares e amigos.
Desde o ano de 2000, que Fernanda Aguiar nos habituou a expor de três em três anos na Galeria Municipal de Fafe.
A sua quinta exposição é constituída por duas dezenas e meia de trabalhos, datados de um arco temporal compreendido entre os anos de 2010 e 2012 e em que se denota uma notável evolução da pintora, nas suas técnicas e nos seus modelos.
Aqui se regressa a temas umbilicais da imagética de Fernanda Aguiar, como o rosto de Jesus Cristo, ou o vigor dos cavalos, em diferentes figurações e expressões. Mas também aos barcos, aos peixes, aos pelicanos, às folhas, à natureza, à festa, aos bailarinos, aos humanos alados. Para lá da já célebre obra em que homenageia o Fado, como património imaterial da Humanidade.
Eis Fernanda Aguiar em todo o seu esplendor, em toda a sua maturidade, em toda a sua criatividade!


De seu nome completo Maria Fernanda Oliveira Aguiar, a artista nasceu em Fafe em 8 de Agosto de 1935 e é professora do ensino básico aposentada. Só após a merecida reforma, veio a libertar as aptidões para o desenho e a pintura. Frequentou durante algum tempo aulas de pintura no atelier do Prof. J. J. Silva e mais tarde na Póvoa de Varzim, na cooperativa Filantrópica, sob a orientação de David Bastos. Participou em diversas exposições colectivas em Fafe, sobretudo nas colectivas de artes plásticas, em Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Póvoa de Lanhoso.
Individualmente, expôs pela primeira vez numa unidade hoteleira de Fafe, no ano 1998. Dois anos depois, expôs na Casa Municipal de Cultura de Fafe, onde voltou a mostrar os seus trabalhos em 2003, 2006 e 2009. Expôs igualmente na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, no Teatro Club da Póvoa de Lanhoso, na Junta de Freguesia de São Lázaro, em Braga, e na Aldeia das Falésia, em Albufeira, nas Biblioteca Municipais de Felgueiras e da Lixa, Posto de Turismo de Guimarães, Casa Museu Soledade Malvar, V. N. Famalicão, Galeria do Instituto Português da Juventude, Braga, Junta de Freguesia de Matosinhos, Clube Tirsense e Junta de Freguesia de Santo Tirso, Biblioteca “Dr. Marcelo Rebelo de Sousa” – Celorico de Basto, “As Palavras e o Tempo” (III Jornadas Literárias de Fafe) – Biblioteca de Fafe e Salão Paroquial de Cepães – Fafe, ambas já este ano.
Fernanda Aguiar obteve o Prémio Ilustração Bicentenário Andersen, Póvoa de Lanhoso, II Bienal Internacional de Pintura da Fundação Rotária Portuguesa – 2009 e Prémio José Augusto Távora – Póvoa de Lanhoso (2011). 
Está representada em inúmeras colecções privadas e públicas da região.

A exposição vai manter-se patente no horário: Segunda-feira: 09h00 – 12h30//14h00 – 20h00; Terça a Quinta-feira: 09h00 – 12h30//14h00 – 17h30; Sexta-feira: 09h00 -12h30.

Sem comentários: