A programação do Teatro-Cinema de Fafe prossegue este sábado à noite, 6 de Novembro, com a apresentação da “opereta cómica” “Gaby, a Primeira”, de António Torrado, pela companhia Jangada teatro.
A peça teatral, para maiores de 12 anos, tem a duração de cerca de duas horas e enquadra-se nas comemorações do centenário da proclamação da República.
Sinopse:
O infante D. Manuel (D. Manuel II) sobe ao trono com dezoito anos, em 1908, depois da morte trágica do pai e do irmão mais velho.
O jovem rei não estava preparado para reinar, sobretudo num período de turbulência política como aquele que se vivia em Portugal, na primeira década do século XX.
A mística republicana, as fúteis divisões entre os monárquicos e o descrédito das velhas instituições ditaram a mudança do regime, em 5 de Outubro de 1910.
Durante o seu reinado, D. Manuel, de rapazinho assustado e inseguro fez-se um homem. Para tal terá contribuído a francesa Gaby Deslys, radiosa estrela das “Folies” e arranca-corações, com créditos internacionais firmados. Mais velha do que o rei cerca de dez anos, Gaby veio a Portugal, em 1909. Terá sido ela quem, professora exímia, ensinou ao rei os prazeres do amor.
Sem comentários:
Enviar um comentário