quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sarau cultural do Núcleo de Artes e Letras de Fafe encantou os presentes

O Núcleo de Artes e Letras de Fafe, a que me honro presidir, promoveu no dia 19 de Outubro, um fantástico sarau cultural, na Sala Manoel de Oliveira, que encantou quem a ele teve o privilégio de assistir.
Foi uma sessão de motivação para uma oficina de escrita criativa que está prevista para Novembro.
O evento começou com uma encenação no “foyer” do Teatro-Cinema, onde se encontrava uma farta mesa de livros de autores locais, um “banquete literário” preparado artisticamente pela artista Conceição Antunes e que foi fruído pelos assistentes. “Passo a passo se percorrem caminhos, palavra a palavra se escrevem vidas” – compuseram as alunas da Escola Secundária.
Os assistentes entraram depois na Manoel de Oliveira, seguindo a flauta de Ana Catarina Costa, onde tive a oportunidade de introduzir a sessão e evocar a morte de Manuel António Pina, um poeta maior da nossa literatura, antes do primeiro momento musical, com excelentes interpretações do Coro de Pais e Amigos da Academia de Música José Atalaya, sob a direcção do Prof. Tiago Ferreira.
Depois, os criadores literários fafenses Acácio Almeida, Artur Coimbra, Conceição Antunes, Pompeu Martins, Jorge Oliveira, Augusto Lemos, José Rui Rocha, Carlos Afonso e José Peixoto Lopes abordaram brevemente a sua obra, falaram da forma de escrever e dos pretextos para a escrita, acabando com a leitura de um poema de sua autoria, acompanhada melodiosamente pelo pianista Giosuè Di Vincenti, professor da Academia de Música.
A poetisa brasileira Carmen Cardin, apresentada por Daniel Bastos, aproveitou a oportunidade para falar do seu último livro, A Música das Estrelas, declamando cerca de uma dezena de poemas, que surpreenderam os presentes.
Realçaram-se ainda duas pequenas encenações criativas, por alunos da Escola Secundária e dois momentos musicais, com um quarteto de saxofones (Eduardo Teixeira, Simão Silva, Pedro Marques e Alex Fernandes) e um duo de clarinetes (Filipa Daniela Leite e Tânia Carina Ferreira) da José Atalaya, que interligaram os vários intervenientes.
Entretanto, a oficina de escrita criativa decorre na Biblioteca Municipal de Fafe nos sábados 3, 10 e 17 de Novembro, entre as 10h00 e as 13h00, sob a orientação do escritor Carlos Afonso.










Fotos: Manuel Meira Correia

Sem comentários: