quarta-feira, 8 de junho de 2011

Município de Fafe relança Prémio de História Local

O Município de Fafe, visando continuar a estimular a pesquisa e investigação em torno da sua identidade, no passado e nas suas diferentes perspectivas, acaba de instituir, pela décima vez, o Prémio de História Local “Câmara Municipal de Fafe “.
Artur Magalhães Leite (à esquerda) recebeu a mais recente edição do prémio, em 25 de Abril último, das mãos do Vereador Pompeu Martins
Podem concorrer ao Prémio de História Local todos os que o pretendam, residam ou não no concelho, com trabalhos originais e inéditos sobre um ou vários aspectos da história de Fafe, a nível administrativo, politico, económico, social, cultural, artístico, religioso ou outro (s).
Segundo o regulamento há pouco aprovado pelo Executivo, na avaliação dos trabalhos serão ponderados aspectos como a utilização privilegiada das fontes primárias, a valorização da originalidade e actualidade dos temas, a clareza e correcção da linguagem, a coerência global e a apresentação formal.
Os trabalhos concorrentes terão de ser escritos em português, com o mínimo de 30 páginas.
O Prémio tem o valor pecuniário de 1 000 € e galardoará apenas o melhor trabalho concorrente. A Câmara garantirá, além disso, a publicação da obra vencedora na revista Dom Fafes.
Para efeitos de atribuição do Prémio, será nomeado um Júri constituído por um conjunto de três personalidades idóneas a indicar oportunamente pela autarquia.
Os interessados em concorrer devem remeter quatro exemplares do seu trabalho, dactilografado em folhas de formato A4, a 2 espaços, para Casa Municipal de Cultura de Fafe (Prémio de História Local) – Rua Major Miguel Ferreira – 4820-276 Fafe. Cada concorrente apenas pode remeter um trabalho.
O prazo de recepção das obras concorrentes decorre até ao dia 31 de Março de 2012, ocorrendo a entrega ao prémio ao autor da obra vencedora em 25 de Abril seguinte.
De recordar que a anterior edição do prémio (entregue no passado dia 25 de Abril) galardoou o investigador fafense, Artur Magalhães Leite, pelo seu trabalho O Ensino em Fafe durante a Primeira República.

Foto: Manuel Meira Correia

Sem comentários: