quarta-feira, 27 de julho de 2011

XXVII Festival Folclórico Internacional de Fafe realiza-se na noite deste sábado

Realiza-se na noite deste sábado, 30 de Julho, o XXVII Festival Internacional de Folclore Fafe 2011, na Arcada, em pleno centro urbano, englobado no programa de animação de Verão promovido pela Câmara Municipal.
O evento conta com a participação do grupo promotor, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões, bem como o Rancho Folclórico Etnográfico de Vale de Açores (Mortágua), o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário (V. N. Famalicão), o Rancho Folclórico “Os Marceneiros de Rebordosa”, o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (Esposende), o Folk Dance and Music Group “Basarabem” (Moldávia) e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões (Guimarães).
O festival tem o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Junta de Freguesia de Arões S. Romão, Junta de Freguesia de Fafe, Federação do Folclore Português e Delegação de Braga do Inatel.
O programa do festival começa pelas 18h00, com o convívio entre os elementos dos grupos participantes.
Pelas 20h30, tem lugar a recepção dos participantes na Câmara Municipal, posto o que os grupos desfilam em direcção ao local do espectáculo, que arranca pelas 21h30, com a imposição das fitas nos porta-estandartes e a actuação dos ranchos folclóricos.

Breve historial do grupo organizador

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões foi fundado em 1 de Janeiro de 1979.
Está filiado no Inatel (Fevereiro de 1997) e na Federação de Folclore Português (Março de 1999), sendo o único com estas filiações no concelho, o grupo é composto por 55 elementos. Gravou programas para algumas estações de rádio e participou em programas transmitidos pela RTP e também já se deslocou a Espanha e a França.
Em 1985 participou num Festival Internacional de Folclore realizado em França, levando assim o nome de Fafe ao mais alto nível,
Em 1987 participou num grande Festival Nacional, realizado na cidade da Maia, juntamente com outros grupos etnográficos do nosso país.
Em 1997, mais uma vez, foi chamado para o alto nível dos Festivais Internacionais, nomeadamente o concurso realizado em Versalhes-França, onde obteve entre 12 grupos o 1º lugar, que foi atribuído por unanimidade do júri.
Em 1999 foi agraciado com a medalha de prata de mérito concelhio pela Câmara Municipal de Fafe. No mesmo ano foi agraciado pela Junta de Freguesia de Arões.
Em 2003, voltou a França e em 2006 foi convidado a deslocar-se ao principado do Mónaco, para participar em festivais internacionais de folclore.
É ainda de salientar a participação assídua do grupo em Festivais Internacionais e Nacionais.
Desde a sua fundação é ponto de honra preservar as danças, cantares, trajes, utensílios e tudo o que possa ter interesse cultural museológico do concelho, tendo este grupo uma procura constante em elementos que possam contribuir para as suas boas actuações e de acordo com a tradição desta terra, mantendo assim uma actividade regular na pesquisa desses mesmos elementos.

Sem comentários: