quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

AUDIOLIVRO "A DANÇA DOS ALCATRUZES" APRESENTA-SE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FAFE

Esta sexta-feira, dia 28 de Janeiro, pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, a recém-criada Kairos – Produções Culturais promove o lançamento do audiolivro e livro digital A Dança dos Alcatruzes, de Oceano Andrade (personagem literário de José Rui Rocha).
Apresentação da obra por: Ângela Lopes
Participação de: Celina Tavares [canto] e José Miguel Costa [piano]  
Improvisos sobre Erik Satie: Nelson de Quinhones [piano]
A edição da obra é da Kairos – Produções Culturais.

 Sobre a obra:

A Dança dos Alcatruzes é o ficcional percurso de Cândido Makalani, escritor, e das espirais por si vividas e desejadas. É o encontro entre as partes distantes que formam o individuum. É um quase esquecido narrar de percursos e decisões. É um olhar sobre os gestos dos actores que se cumprem e adiam no palco onde se representa a dramaturgia do Tempo. É o agir e as suas consequências, o encanto e desencanto de quem faz. A dança dos alcatruzes desvela histórias afloradas ou mesmo não-ditas, mascara e desmascara palcos do Homem, da política - o social Aristotélico - da filosofia, da cultura, de um país conhecido como Portugal, e respira a distância, que é o apagador e o giz da memória. A dança dos alcatruzes – uma coreografia quase imóvel – é um território híbrido onde os personagens se metamorfoseiam mediante vontades, se projectam interior e exteriormente, bem como aos seus silêncios e lugares ideais – com os perigos que o ideal comporta.

Sobre o autor:
 

José Rui Rocha (1981) desenvolveu desde cedo estudos musicais na Academia de Música de São Félix da Marinha cumprindo o curso complementar e estudos em piano e técnica vocal e repertório – canto, licenciando-se em 2003 em Educação Musical. É especializado em Literatura Dramática pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Teve como principais áreas de actividade profissional o ensino da música, teatro, dinâmica de leitura, interpretação, escrita e oralidade e alfabetização. É fundador e presidente da direcção do Janelas Plurais - Núcleo de Arte Dramática – Fafe. Como dramaturgo, viu editados alguns dos seus trabalhos, caso dos textos: “Nuktos / N’Oudeis / Degrau sem superfície com saída ao abismo” prefaciados pelo prof. Roberto Merino. É responsável por diversas produções teatrais como “Do meu maior ódio nasceu o meu maior amor” – 1999; “António e suspiros de Morte” – 2001; “Náiade” – 2003; “Degrau sem superfície com saída ao abismo” – 2005; “Anfitrião Moldado ou a Ilusão Sagrada” – 2008. Frequentou Cursos de composição com Cândido Lima; seminários em torno das referências musicais nos romances de Eça de Queiroz, orientados pelo professor Viktor v. d. Bent; acções de Pedagogia Musical com o maestro e pedagogo, professor Pierre van Hauwe; Conferências Internacionais de Epistemologia e Filosofia e diversos colóquios internacionais em torno do teatro, onde participou igualmente como orador. É um frequentador assíduo da leitura e escrita. Actualmente desenvolve a sua actividade enquanto criador na Kairos – Produções Culturais.

(Para mais informações, ver o blogue http://kairosproducoesculturais.blogspot.com/)

Sem comentários: