quarta-feira, 4 de abril de 2012

Documentário “Linha Vermelha”: estreia nacional em Fafe em 12 de Abril

No âmbito da sua actividade cinéfila, o Cineclube de Fafe vai exibir, em estreia nacional, o documentário Linha Vermelha de José Filipe Costa, vencedor do Prémio Melhor Filme Português no Festival IndieLisboa 2011. 
A sessão terá lugar na Sala Manoel de Oliveira no próximo dia 12 de Abril (quinta-feira), pelas 21h30.
Este documentário constitui-se como um marcante foco sobre um período Revolucionário Português importante, mostrando um pouco mais sobre o lado da Revolução dos Cravos.
Em 1975, o Alemão Thomas Harlam realizou o Documentário Torre Bela que retratava a ocupação de uma Herdade do Ribatejo, a Herdade do Duque de Lafões. Este filme veio a tornar-se um ícone importante no processo revolucionário Português.
Linha Vermelha, por sua vez, revisita esses mesmos protagonistas 37 anos depois, mostrando como Torre Bela continua ainda hoje a marcar a história de um período conturbado no nosso país.
Linha Vermelha pode ajudar-nos a relançar o olhar para um período único de libertação de energia cívica, de consciencialização política e capacidade de mobilização dos Portugueses, tornando-se por isso um filme essencial para o público em geral e para os estudantes em particular, atendendo a que aborda temáticas inseridas nos programas curriculares do Ensino Básico e Secundário.
Linha Vermelha mostra como Torre Bela, num período conturbado do país, continua ainda hoje a marcar a história,dando a conhecer um pouco mais da Revolução dos Cravos.

Créditos:

José Filipe Costa realização
Paulo Menezes, Pedro Pinho, João Ribeiro fotografia
Olivier BlancRicardo Leal, Miguel Cabral, Helena Inverno som
João Braz montagem
Joana Gusmão, Nádia Sales Grade coordenação de montagem
Ana Isabel Strindberg consultadoria
João Matos, José Filipe Costa produção
Goethe Institut apoio
Instituto de Cinema e Audiovisual / Ministério da Cultura apoio financeiro
Co-financiado por RTP
Distribuição Terratreme
DOCUMENTÁRIO | 90MIN. | M/6

Sem comentários: