quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fafe volta a comemorar o 25 de Abril!

À semelhança do que vem fazendo desde há mais de três décadas, a Câmara Municipal de Fafe vai comemorar o 38º aniversário do 25 de Abril com um conjunto de manifestações que inclui a entrega de diversas distinções e a inauguração de melhoramentos pelo concelho.
As cerimónias comemorativas arrancam no dia 20 (sexta-feira) com a Assembleia dos Jovens Munícipes e continuam no dia 24 (terça-feira), pelas 15h00, com a apresentação pública do livro Habitação Social – Município de Fafe, 1998/2012.
Na noite do mesmo dia, realiza-se o espectáculo “Cantar Abril”, no Teatro-Cinema de Fafe (ver abaixo).
Dia maior é o 25 de Abril, que começa pelas 09h00 da manhã, com a alvorada de morteiros.
Pelas 10h00, regista-se o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho com o desfile da Fanfarra do Agrupamento de Antime do Corpo Nacional de Escutas, seguindo-se a sessão solene evocativa da efeméride, que inclui as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, Laurentino Dias e dos representantes dos partidos e forças políticas com assento na Assembleia Municipal.
Nesse período, está ainda prevista a intervenção da professora Isabel Pires de Lima, docente universitária e ex-Ministra da Cultura. 
Segue-se a entrega do Prémio Dr. Maximino de Matos relativo a 2011 à recém-mestrada Lídia Carina Lopes Teixeira, que concluiu o curso de medicina com a média final de 16 valores.
Passa-se depois para a entrega da Medalha de Bronze de Mérito Concelhio ao professor Carlos Afonso, “em reconhecimento e homenagem pelo grande trabalho desenvolvido na criação e afirmação das Jornadas Literárias de Fafe”, como foi deliberado na última reunião do Executivo.
De igual modo, a Câmara faz entrega à Santa Casa da Misericórdia de Fafe da Medalha de Ouro de Mérito Concelhio, “em reconhecimento da sua relevante, rica e plurifacetada história, nas áreas da saúde, assistência social, educação e juventude, desenvolvida ao longo dos últimos 150 anos, e em que, fruto do esforço, do sacrifício e do dinamismo de sucessivas provedorias e irmandades, se impôs como uma instituição de referência a nível local e regional, honrando a cidade e as suas gentes”.
Este período continua com a entrega de distinções a uma dezena de funcionários municipais que completaram 15 anos de serviço ininterrupto à Autarquia.       
A sessão solene culmina com a assinatura do Protocolo/Declaração sobre a Luta Contra o Tráfico de Seres Humanos e com as palavras de encerramento do Presidente da Câmara de Fafe, José Ribeiro.
Após a sessão solene, no átrio da Câmara Municipal, é inaugurada a Exposição Itinerante sobre o Tráfico de Seres Humanos.
Pelas 12h00, regista-se a inauguração do Monumento ao Autarca e ao Poder Local e da requalificação da Rua dos Aliados.
               
O programa prossegue, de tarde, a partir das 15h00, no Campo de Futebol de Antime, com o início do 1º Torneio “Cidade de Fafe” em Veteranos e, meia hora depois, no campo de futebol de Regadas, com o arranque do XXVI Torneio de Futebol Juvenil organizado pelo município.
Finalmente, pelas 16h00, tem lugar a inauguração das obras de requalificação da EN610, da EN207 a Vilarelho, em Serafão.
O programa comemorativo inclui ainda a inauguração do Centro de Interpretação “Aboim – Património da Montanha e do centeio”, no dia 28 de abril, pelas 15h00.

Assembleia dos jovens munícipes esta sexta-feira

Esta sexta-feira, dia 20 de abril, realiza-se a tradicional Assembleia dos Jovens Munícipes, a partir das 15h00, no Auditório Municipal, com a presença de cerca de oito dezenas de jovens das várias escolas da área do município.
Esta sessão de uma espécie de “Assembleia Municipal” dos mais jovens, já em décima primeira edição, tem lugar habitualmente nos dias anteriores ao 25 de Abril, em cujo programa comemorativo se integra. Os jovens participantes são obsequiados com um lanche e uma obra da historiografia local.

Espectáculo “Cantar Abril” na noite de 24

Este ano, a autarquia vai comemorar Abril de uma forma diferente, com o espectáculo “Cantar Abril”, o qual tem lugar na terça-feira, dia 24, a partir das 21h30.
O artista local Carlos Cunha convidou músicos amigos, de diferentes locais do norte, para construírem um espectáculo que tem por base interpretações de temas de autores consagrados antes e depois da mítica data libertadora de 25 de abril: Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, José Mário Branco, Fausto Bordalo Dias e Sérgio Godinho.
Além de Carlos Cunha (Voz e Viola), participam no concerto os músicos Tiago Simões (Orquestração – Teclado), José Silva (Viola Baixo), José Duarte (Viola Solo) e Mário Gonçalves  (Bateria). São convidados Artur Costa (teclado) e Andreia Oliveira (voz).


Sem comentários: