segunda-feira, 2 de abril de 2012

Club Fafense reabre: fotos históricas do edifício

O Club Fafense, de tantas e tão antigas tradições, vai ser inaugurado oficialmente no dia 14 do corrente, depois de já ter aberto as portas, informalmente, desde Março passado. Inclusive, por aí passaram alguns dos momentos significativos e emblemáticos, como a chegada do Rei, no âmbito das III Jornadas Literárias.
A sua existência na então Vila de Fafe data já de finais do século XIX. A sua constituição foi formalizada em 14 de Novembro de 1900, no âmbito de uma comissão de pessoas gradas da localidade que integrava João Monteiro Vieira de Casto, José Alves d’Oliveira Bastos, Álvaro Monteiro de Campos, Florêncio Monteiro Vieira de Casto e Luís Augusto da Silva Dourado, entre outros.

Entrevista dos actuais dirigentes do Club Fafense ao semanário Notícias de Fafe
Os estatutos seriam aprovados em 29 de Maio de 1901, com o fim de “desenvolver e cimentar relações de benevolência e boa sociedade entre os associados, proporcionando-lhes passatempo honesto e civilizador, por meio de conferências literárias, reuniões de famílias, conversação, dança, jogos lícitos e outros quaisquer divertimentos de boa sociedade” (art. 2º). Logo em 1 de Julho de 1901, aparece a primeira direcção presidida pelo Dr. Álvaro Lopes da Silveira Pinto.
Homens ilustres da Vila, como os Drs. Maximino de Matos ou António Marques Mendes foram, em diferentes momentos, líderes do Club Fafense.
Aqui ficam algumas imagens históricas do edifício que albergou (e alberga) o clube e que foi construído em 1882 pelo brasileiro António Joaquim Novais Coutinho (1836-1888).






Sem comentários: