terça-feira, 6 de setembro de 2011

Artista fafense Fernanda Aguiar vence Prémio de Pintura na Póvoa de Lanhoso

Artista Fernanda Aguiar
A conceituada artista fafense e nossa estremecida amiga (além de professora primária nos 1º e 2º anos de escolaridade, nos idos de 1960...) Fernanda Aguiar venceu o prémio de pintura da primeira edição do Prémio de Artes Plásticas José Augusto Távora, promovido pela Câmara da Póvoa de Lanhoso.
A obra premiada, com o título “Os Músicos”, fica agora a fazer parte do espólio artístico do vizinho município povoense.
Obra premiada: "Os Músicos"
Participaram na iniciativa 23 artistas, sendo ainda premiados Rui Maciel (desenho), Milita (técnica mista) e António Sousa (escultura). De Fafe, associaram-se ainda ao evento as artistas Délia de Carvalho e Isabel Alves.
Todas as obras concorrentes fizeram parte de uma exposição de artes plásticas que decorreu na Galeria do Theatro Club, de 13 de Agosto a 04 de Setembro.
Reagindo à atribuição do prémio de pintura, Fernanda Aguiar declarou: “Acho que receber um prémio é um incentivo para qualquer pessoa que pinte”. Ficou também a saber-se que em Dezembro próximo se realizará uma exposição individual da artista fafense no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.
Apesar dos anos que já leva de pintura e das diversas exposições que tem efectuado, é o primeiro prémio que a nossa artista recebe e que honra a sua forma séria de encarar a arte, galardoando o seu talento e imaginação.
Artista plástica e docente aposentada, nasceu em Fafe, em 8 de Agosto de 1935.
Embora, como sempre acontece aos artistas que despontam tardiamente, a vocação radique na infância mais luminosa, Fernanda Aguiar começou a pintar e a expor apenas quando se reformou da sua carreira profissional de docente do ensino básico.
Começou por participar em exposições colectivas, designadamente as realizadas no Hotel Comfort Inn (Fafe) e na Casa Municipal de Cultura de Fafe, com os alunos do Prof. J. J. Silva, em 1996. Desde esse ano, não mais deixou de participar nas Mostras de Artes Plásticas de Fafe que anualmente se realizam.
Integrou ainda colectivas na Galeria Municipal de Vila do Conde, Galeria Filantrópica, na Póvoa de Varzim e, desde 1999, na exposição colectiva anual do Teatro Club, da Póvoa de Lanhoso. Participou ainda na Exposição Prémio Ilustração Bicentenário Andersen (Póvoa de Lanhoso) e na I Bienal Internacional de Pintura da Fundação Rotária Portuguesa (2009). Participou em mais de uma dezena de colectivas.
A nível individual, expõe desde há uma década. Em 1998, expôs, pela primeira vez, no Hotel Comfort Inn. Em 2000, expôs na Casa Municipal de Cultura de Fafe, repetindo a sua mostra individual em 2003, 2006 e 2009, esta uma belíssima exposição em torno da arte sacra.
É hoje uma das artistas que mais evoluiu nos pontos de vista técnico e artístico. O prémio vem laurear esse trabalho.

Sem comentários: