segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fafe volta a aderir ao Dia Europeu sem Carros (22 de Setembro)

O Município de Fafe volta a aderir este ano ao Dia Europeu Sem Carros, que decorre no próximo dia 22 de Setembro (quinta-feira), no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.
Na Cidade sem o meu carro” é o lema da iniciativa que decorrerá ao longo do dia e visa retirar os automóveis do centro urbano, sensibilizando os cidadãos para a utilização de meios alternativos de deslocação.
Visando proporcionar uma mobilidade sustentável e amiga do ambiente, a autarquia disponibiliza o circuito de Transportes Urbanos (Linhas Vermelha e Azul) inteiramente gratuito, para que os fafenses possam aceder calmamente ao centro da cidade
Entre as 07h00 da manhã e as 20h00, as principais artérias do centro urbano estarão interditas ao trânsito (Zona Sem Trânsito Automóvel), com excepção de situações de emergência ou transportes públicos colectivos.

O centro da cidade é nesse dia devolvido aos peões. As zonas mais centrais vão servir para passear, andar de bicicleta, trotineta, patins, ou veículos não poluentes.
Entretanto, ao longo do dia vão ser levadas a cabo diversas actividades lúdicas, com o apoio de diferentes entidades e associações.
Existirão bicicletas e carros de pedal da Escola de Trânsito, insufláveis, circuito de bicicleta conciliado na Prevenção Rodoviária, exemplificação de primeiros socorros, desportos de ar livre, slide e escalada em torre, orientação, cavalos para baptismo de cavaleiros, “cycling” e outras actividades lúdicas.
As actividades estão abertas a todo o público que nelas queira participar.

Sem comentários: