quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Grande animação em Fafe no Dia Europeu sem Carros

O Município de Fafe voltou a aderir ao Dia Europeu Sem Carros, que decorreu esta quinta-feira, 22 de Setembro, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.
Entre as 07h00 da manhã e as 20h00, as principais artérias do centro urbano estiveram interditas ao trânsito (Zona Sem Trânsito Automóvel), no sentido de estimular comportamentos que prescindam do recurso aos veículos automóveis.
O objectivo foi retirar os automóveis do centro urbano, sensibilizando os cidadãos para a utilização de meios alternativos de deslocação.
O centro da cidade foi assim devolvido aos peões durante aquelas horas, servindo para os cidadãos passearem, andarem de bicicleta, de trotineta, patins, cavalos, ou veículos não poluentes.
Entretanto, ao longo do dia, reinou grande animação no centro urbano, com o apoio de diferentes instituições e organismos. A Cruz Vermelha Portuguesa montou tenda no espaço fronteiro da Caixa geral de Depósitos. O Regimento de Cavalaria nº 6 de Braga colaborou na iniciativa com actividades como slide, escalada e rapel, baptismo de cavaleiros, tiro ao alvo, percursos de orientação e mini-pista de obstáculos, tendo ainda trazido à Rua António Saldanha um carro blindado, que fez as delícias dos visitantes, sobretudo dos mais jovens.
Registaram-se ainda actividades com insufláveis, matraquilhos gigantes, futvolei, “cycling” e outras actividades lúdicas.
Largas dezenas de crianças de diversas escolas da cidade participaram nas várias actividades disponíveis ao longo do belo dia de sol e de calor que enriqueceu o evento.
Foi, sem dúvida, um dia diferente, marcado por um enorme simbolismo ambiental e lúdico e por uma panóplia de actividades abertas a quem nelas quis participar.
Aqui fica uma breve e bela reportagem fotográfica, como sempre, da autoria do fotógrafo Manuel Meira Correia.











Sem comentários: