quinta-feira, 15 de setembro de 2011

“Feitiço da Lua”: exposição de pintura de Sandra Novais na Galeria Municipal de Fafe

A jovem artista fafense Sandra Novais vai expor individualmente na Galeria Municipal de Fafe (Casa da Cultura), entre os dias 16 e 30 de Setembro.
A abertura da exposição, designada “Feitiço da Lua”, ocorre esta sexta-feira pelas 21h30, mantendo-se patente no horário habitual.
De seu nome completo Sandra Manuela Rodrigues Novais e funcionária da autarquia, nascida em 1980, frequentou aulas de iniciação à pintura com a pintora Delzimar Teixeira e o Curso Livre de Pintura na ESAP (Escola Superior Artística do Porto - Extensão de Guimarães).

Exposições Colectivas:
- XVIII Mostra de Artes Plásticas de Fafe em 2005;
- XIX Mostra de Artes Plásticas de Fafe em 2006;
- XX Mostra de Artes Plásticas de Fafe em 2007;
- XXI Mostra de Artes Plásticas de Fafe em 2008;
- XXII Mostra de Artes Plásticas de Fafe em 2009.
- XXIII Mostra de Artes Plásticas de Fafe em 2010;
- XXIV Mostra de Artes Plásticas de Fafe em 2011.

Exposição Individual:
- Café H7 em Agosto de 2008.

Está representada em colecções particulares.





Escreveu para o catálogo:

“Feitiço da Lua” é o título da minha II mostra de pintura individual, onde a beleza e feminilidade da Mulher se funde com o mistério e a magia da Lua.
Através de traços e cores assumidos como integrantes tridimensionais de um espaço construído, a pintura em acrílico e/ou técnica mista são utilizadas nas silhuetas muito femininas da Mulher onde nos trabalhos apresentados se funde a natureza apaixonante e cíclica da mulher. Mulher esta que inspira poetas, boémios, músicos, intelectuais, cientistas e a própria mulher, que se vê mergulhada num universo extremamente particular, onde a sensibilidade, a maternidade e a necessidade de acolher, configuram a esse exemplar feminino um toque mais que subtil: UM TOQUE MUITO ESPECIAL e MÁGICO.
A natureza da mulher é cíclica e bem separada dos seus desejos pessoais e ela experimenta a vida através dessa natureza sempre inconstante. As mudanças mais marcantes do seu comportamento acontecem em relação aos seus sentimentos. Tudo pode estar promissor e alegre em certo momento, mas passado pouco tempo poderá estar melancólico e deprimente. Desta forma, a sua percepção subjectiva da vida é projectada para o mundo exterior e a mulher pode sentir a mudança cíclica como uma qualidade da própria vida.
A pintura em spray é uma das técnicas mais predominantes nesta mostra, onde retrata a Lua e o seu Universo envolvente. A Lua que tem uma especial afinidade com a Mulher e com tudo que é feminino. Para a mulher, porém, a Lua tem um significado especial.
Desde tempos remotos a Lua provoca na humanidade um sentimento de mistério, dúvida, magia, e como tal, ainda há quem a considere divina. Se tivermos dúvidas quanto a esta realidade basta olhar para a natureza, para as marés, onde o nosso satélite tem um papel preponderante.
Diz a ciência que a Lua é a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra, que exalta e aumenta as águas dos mares. As marés do Oceano seguem o fluxo e refluxo das suas fases.  A Lua, Deusa-Mulher com as suas fases marca os ciclos da Mulher. O nosso corpo, composto por cerca de 70% de água, responde também ao chamado da Lua. Está comprovado que durante a fase de Lua Cheia, as emoções e os sentimentos humanos se exaltam, ocorre uma ionização na atmosfera, e assim como nos mares, a água presente no nosso corpo responde a essa mudança. Muitas pessoas pensam que se trata de um mito infundado ou supersticioso mas a verdade é outra: o nosso corpo e emoções são influenciados. O Calendário Lunar é como um relógio. O mundo exterior é cíclico e cada fase representa uma nova energia através das fases da Lua.
Tal como á Mulher se assemelha as fases cíclicas da Lua, a sua energia cresce e brilha esplendorosa.

Sandra Novais




Contactos:

1 comentário:

Unknown disse...

Boa noite, Dr. Artur Coimbra!
É sempre com muito gosto que assistimos ao sucesso dos filhos da nossa terra, ou como é o meu caso, da terra que escolhemos para viver!

Parabéns à artista Sandra Novais, será um enorme prazer presenciar de perto a sua obra.

Beijinho,
Ana Martins