domingo, 25 de novembro de 2012

Encontros de Outono em Famalicão versaram “A agricultura Portuguesa - Séc. XIX-XXI)"


Com o Professor Fernando Rosas

“A agricultura Portuguesa – Da Regeneração Oitocentista ao século XXI” foi o tema de mais uma edição do evento “Encontros de Outono” que o município de Vila Nova de Famalicão promove há mais de duas décadas, através do Museu Bernardino Machado.
Mais uma vez a Casa das Artes serviu de palco à feliz iniciativa, que tem como grande dinamizador o querido professor Norberto Cunha, jubilado da Universidade do Minho.
Entre sexta-feira e a manhã de sábado, passaram pelo evento historiadores e investigadores de diversas instituições sobretudo universitárias, como os professores Aurélio de Oliveira (Universidade do Porto), Hélder Fonseca (Universidade de Évora), Norberto Ferreira da Cunha (Universidade do Minho), Fátima Nunes (Universidade Nova de Lisboa), Teresa Nunes (Universidade de Lisboa), António José Queiroz (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade do Porto), Fernando Rosas (Universidade Nova de Lisboa), Luciano Amaral (idem), Fernando Silva Oliveira Baptista (Universidade Técnica de Lisboa), Arlindo Cunha (Universidade Católica Portuguesa), José António Girão (Universidade Nova de Lisboa), José Martino (Consultor Agrícola, Agro-Industrial e de Desenvolvimento Rural) e Cláudio Torres (director do Campo Arqueológico de Évora).
Um conjunto de sumidades da historiografia e da actualidade que reflectiram sobre as múltiplas questões colocadas pela agricultura desde os séculos XVIII e XIX ao século XXI.
Os “Encontros de Outono” são já há muito um acontecimento cultural e científico de referência nacional, como sublinha, muito justamente, o presidente do município famalicense, Armindo Costa. Todos os anos em finais de Novembro, a reflexão histórica passa invariavelmente por VN Famalicão.
Estive lá (mais uma vez, como faço há vários anos). Encontrei velhos amigos, como os Professores Norberto Cunha e António José Queiroz, os Drs. Artur Sá da Costa e Amadeu Gonçalves. Este ano, tive também a oportunidade de abraçar um dos nomes maiores da historiografia portuguesa contemporânea, sobretudo do Estado Novo, o Professor Fernando Rosas, a quem obsequiei com um exemplar do meu livro Desafectos ao Estado Novo – Episódios da Resistência ao Fascismo em Fafe, em 3ª edição, que muito lhe deve. Já conhecia uma anterior edição e deu-me os parabéns por ela.
É claro que fiquei contente pela apreciação!
Com o Dr. Artur Sá da Costa (centro) e o Professor António José Queiroz

Com os Professores Norbeto Cunha (centro) e Fernando Rosas

Novamente com o meu amigo Sá da Costa

 
Fotos: Amadeu Gonçalves

Sem comentários: