O salão nobre do Teatro-Cinema de Fafe encheu na noite de sexta-feira para assistir à apresentação pública no norte (e no país) do CD duplo “Ao Norte – Unplugged”, gravado ao vivo no Teatro-Cinema de Fafe em Novembro do ano passado. O líder da banda deslocou-se expressamente de Lisboa para estar entre nós, “regressando a esta casa”, onde se sente bem, o que nos deixa imensamente felizes, porque também o adoramos e à sua fantástica banda, a única que aqui actuou mais que uma vez (três concertos nos últimos dois anos), dando-nos esse privilégio.
Depois de aqui ter actuado em 20 de Novembro de 2010, naquele que havia sido o melhor concerto musical até à altura realizado na mítica sala de espetáculos fafense, após ano e meio da sua reabertura, a banda de António Manuel Ribeiro regressou em 26 e 27 de Novembro de 2011 para dois grandiosos e memoráveis espectáculos, onde aproveitou para gravar 32 músicas para a edição de um álbum em CD, totalmente acústico da famosa banda de Almada, de que acabou por aproveitar 21 canções para os dois discos deste “Ao Norte”. Creio não andar longe da verdade se disser, até pela reacção do público, que os concertos dos UHF são os mais conseguidos e os mais fantásticos de todos quantos tiveram lugar nos três anos que leva de reabertura a nossa sala de espectáculos! Simplesmente fabulosos!...
Na noite desta sexta-feira, e perante a já habitual ausência da comunicação social de expressão nacional (as televisões andam atrás dos fogos e dos ministros, as rádios noticiam as Marés Vivas de Gaia e os jornais não saem das redacções, esperando que as notícias do país lá caiam, como por encanto, e é esta a comunicação que temos…), com a saudável excepção do Correio do Minho, que aqui se deixa retratado (edição de hoje), fez-se história no Teatro-Cinema de Fafe. Foi a primeira vez na história daquela casa que se apresentou um disco gravado no seu interior, nos últimos 80 anos. Um privilégio, sem dúvida, que os UHF deram a Fafe, gravando parte fundamental do seu reportório no nosso Teatro e ficando assim, a partir de agora, e do ano passado, indelevelmente, ligados quer à história do Teatro-Cinema de Fafe, quer à história da própria cidade de Fafe.
A partir deste ano, o duplo CD “Ao Norte – Unplugged” leva, com as músicas características da banda de António Manuel Ribeiro, e que todo o país conhece, as fotos de Manuel Meira Correia, com a indicação, na contracapa, ao cimo, “gravado ao vivo no Teatro-Cinema de Fafe, em Novembro de 2011”.
Um facto que só pode orgulhar todos os fafenses, penso eu!
Na sexta-feira à noite, António Manuel Ribeiro, o vocalista e embaixador da banda, aproveitou para elogiar publicamente o trabalho de recuperação levado a cabo na principal casa de espectáculos da cidade, “destacando a sabedoria política local na aplicação de fundos estruturais”, como relata o Correio do Minho de hoje.
Sentindo-se “honrado” por estar mais uma vez em Fafe, entre os seus amigos, o líder dos UHF considerou que “faltava-nos fazer um disco acústico e Fafe recebeu-nos muito bem para o podermos fazer nesta sala privilegiada”.
Depois de palavras amigas e consistentes do vereador Vítor Moreira, António Manuel Ribeiro tomou a guitarra e interpretou, perante dezenas de fãs de Fafe, Guimarães, Felgueiras, Penafiel, Barcelos, Santo Tirso, Braga, Marco de Canaveses, Porto, V.N.Gaia e outras localidades, um conjunto de sete excelentes canções dos UHF, de que se destacam “Rua do Carmo”, “Na Tua cama”, “Toca-me” e “Sarajevo”, que deliciaram os assistentes que tiveram o privilégio de encher o salão nobre do Teatro-Cinema de Fafe na noite da última sexta-feira.
"One man show" como só o António consegue, com a sua guitarra e a sua voz esplendorosa, como se tivesse vinte ou trinta anos. E é a idade que a sua voz tem, eternamente!
O retrato de família dos fãs dos UHF! |
É um privilégio ter um amigo assim! Grande António! |
Sem comentários:
Enviar um comentário