quinta-feira, 24 de março de 2011

“FANTOCHES QUE CONTAM HISTÓRIAS" NO TEATRO-CINEMA DE FAFE, ESTE DOMINGO, DIA MUNDIAL DO TEATRO

Na tarde deste domingo, 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, o Teatro-Cinema de Fafe vai ser palco de um espectáculo de fantoches pelo Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso. O espectáculo começa às 16h00, sendo a entrada de apenas 2 euros.
A magia de um espectáculo diferente, que conta outras histórias, as inventadas e ocultas, que a história oficial jamais ousou revelar.
Uma linguagem nova que aproxima o espectador da sua identidade e história. Um espectáculo de encantamento para todos os públicos.
Com “FANTOCHES QUE CONTAM HISTÓRIAS COM A HISTÓRIA”, o Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso retoma a tradição ancestral dos fantoches para contar histórias do imaginário fabuloso. Trata-se de mais um trabalho artístico, pedagógico e de pesquisa que associa arte e educação, projecto inédito dentro do concelho. O encantamento que as marionetas transmitem tem-se revelado nos olhos dos pequenos e graúdos como uma fórmula mágica para fazer uma viagem ao sonho.

SINOPSE

Apareceu um dia, num tempo quando o tempo ainda tinha tempo de no tempo contar histórias sobre outros tempos, um homem velho, um contador de contos, que conhecia muitas e muitas lendas sobre o Castelo de Lanhoso.
Todos os contadores de contos, entusiasmados pela narrativa do fabuloso, acabam sempre por envolver-se de tal forma com a sua própria invenção, que ela, inevitavelmente, é vivenciada como se verdade fosse e, se não é, assim o parece. É isto que acontece com NINGUÉM; personagem que aparece todas as noites, ali pertinho do Castelo de Lanhoso, e conta fabulosas histórias como aquela que ele próprio viveu quando Dona Teresa, Rainha de Portugal, foi cercada em Lanhoso pelas tropas da sua irmã Urraca. Nessa história conhecida e guardada pela própria história da História, aparecem outras histórias, que a História, a dos livros, não conta... Mas, essas histórias existiram e as personagens que ficaram esquecidas por não serem nem nobres nem ricas, também existiram. Foram elas que ajudaram a Rainha a livrar-se de um cerco que, se não fossem essas outras personagens, as que ficaram esquecidas, a História podia ser outra história.
Alguém já ouviu, por acaso, falar da Bruxa Zulmira no cerco de Lanhoso? E de Eusébio ou Gregório, lavradores espertos que furaram o cerco e mudaram o curso da história? Alguém, alguma vez, lembrou-se de Torta? Sim, a cozinheira de Dona Teresa? E de Berta? Uma velha do povo muito esperta, que descobriu um feitiço que queriam fazer à Rainha Teresa? Pois, claro que não! Ninguém nunca ouviu falar em tão importantes pessoas, só porque elas eram gentes do povo. Mas como foram elas, personagens muito, muito mesmo, importantes para que a história fosse o que hoje se conta como história, resolvemos revelar suas histórias e aquilo que elas conseguiram fazer para salvar o seu povo.
Tudo isso o devemos a NINGUÉM. Sim senhores! Sem a memória desse fabuloso contador de contos e histórias, nunca íamos saber como foi a verdadeira história do cerco de Lanhoso. E é isso que agora, neste espectáculo, FANTOCHES QUE CONTAM HISTÓRIAS COM A HISTÓRIA, vamos finalmente revelar, para que o mundo possa render homenagem aos seus verdadeiros heróis.

FICHA TÉCNICA
Texto e Encenação: Moncho Rodriguez
Criação da Cenografia/Figurinos: Moncho Rodriguez
Música: Narciso Fernandes
Elenco
Armando Luís
Sofia Lemos
Vânia Silva
Roberto Moreira

Sem comentários: