quinta-feira, 10 de março de 2011

RECITAL DE GUITARRA DE RICARDO BARCELÓ NO TEATRO-CINEMA DE FAFE SÁBADO À NOITE

O guitarrista Ricardo Barceló, professor da Academia de Música José Atalaya e exímio instrumentista, vai realizar um recital de guitarra este sábado à noite, 12 de Março, no Teatro-Cinema de Fafe.
A primeira parte deste concerto é constituída por obras originais do próprio intérprete, publicadas pela Diputación de Badajoz (Espanha) e pela editora AvA Editions: “Variações sobre um tema popular” recolhe um tema do folclore do Rio de la Plata e, a partir do mesmo, desenvolve-se livremente uma série de cinco variações: “Máscaras” é inspirada no ambiente característico do Carnaval, onde as emoções contrastantes que podem provocar as diferentes máscaras aparecem insinuadas em diferentes momentos do tríptico. Os “Estudos 3 e 4”, estão destinados a aperfeiçoar distintos mecanismos e recursos pouco usuais na guitarra clássica de certa complexidade, tais como o trémolo de cinco notas e os harmónicos artificiais.
A segunda parte do programa visa exaltar a riqueza da música erudita espanhola para guitarra, incluindo obras baseadas em diferentes danças do folclore andaluz: Seguidilla, Bolero, Malagueña, Sevillana, etc., de importantes autores espanhóis tais como F. Moreno Torroba, J. Turina, e E. Pujol. Este último residiu vários anos em Portugal, onde foi professor de vários dos actuais mestres deste país.
Um recital a não perder, para os apaixonados da música de qualidade!

Sábado, 21h30
Preço: 2 €
Duração: 70’
Classificação: M/3

Sem comentários: