sábado, 6 de agosto de 2011

Meu querido mês de Agosto (3)

Emigrantes fafenses conviveram na cidade

Como estava previsto, teve lugar na noite desta sexta-feira mais um encontro de emigrantes fafenses, neste caso, a décima quarta edição ininterrupta.
Os participantes, em número de duas centenas e meia, sensivelmente, começaram por concentrar-se no jardim fronteiro da Casa Municipal de Cultura, onde se encontrava uma equipa de reportagem do Porto Canal.
Seguiu-se uma visita ao Museu das Migrações e das Comunidades, onde muitos deles mataram saudades dos difíceis dias da emigração, sobretudo nos anos 60 e 70 do século XX.
No Jardim do Calvário, juntaram-se em volta de diversas mesas, não sem antes ouvirem algumas palavras de boas vindas do Presidente da Câmara, José Ribeiro, que saudou todos os emigrantes, dando-lhes conta do andamento da vida da cidade no último ano e dos projectos para o futuro. Presentes estiveram, entre outras individualidades, a vereadora Helena Lemos, o comendador António Barros e os dirigentes associativos da emigração José Machado e Capela Miguel.
No próprio jardim, a emigrante de Fornelos, que dá pela alcunha de “Didi”, cantou e encantou com músicas populares, que incentivaram muitos a um pé de dança.
Pelas 22h00, arrancou na Arcada a música da orquestra Aronis Show, que encheu a noite da cidade de ritmo, cor, movimento, dança.
Uma noite de festa popular que incluiu gastronomia, dança, música. A alegria que se pede para uma noite de Agosto.
Aqui fica a reportagem fotográfica do evento, da autoria do nosso colaborador e amigo, o apreciado fotógrafo Manuel Meira Correia.




Sem comentários: