terça-feira, 20 de março de 2012

Actor brasileiro Gracindo Jr. está amanhã à noite no Teatro-Cinema de Fafe

A terceira edição das Jornadas Literárias de Fafe, que teve o seu ponto culminante no domingo passado, com a recriação da visita do Rei D. Carlos a Fafe, entra esta semana na recta final.
Ao longo da semana, realizam-se diversas atividades pelas várias escolas e agrupamentos do concelho, em torno dos escritores seleccionados.
Destaque merece o Dia Mundial da Poesia, em 21 de março, com poesia na rua, ao longo do dia, lançamento de uma colectânea de textos de estudantes e um grande espectáculo no Teatro-Cinema, com o título “Ama aventura no jardim mágico da poesia…”.
No âmbito desse espectáculo, o actor brasileiro Gracindo Júnior estará presente, para a leitura de um poema. O actor está este mês na região, com os seus filhos Gabriel Gracindo, Pedro Gracindo e Daniela Gracindo, a preparar o espectáculo “Os Canastrões”, de homenagem ao seu pai, Paulo Gracindo, que faria 100 anos este ano e que será representado em Fafe em 5 de Maio.
O dia de quinta-feira é inteiramente dedicado às escolas do concelho, com diversas atividades didácticas, oficinas, representações, exposições e feira do livro no Pavilhão Multiusos.
Já na recta final do evento, na noite de 23 de março, de destacar o espectáculo Acordas & Danças, recriação de um baile renascentista, pela Escola Bailado de Fafe.
Na noite de 24 de março, tem lugar o espectáculo de encerramento das Jornadas, sob a epígrafe «As palavras e o tempo» e que inclui a execução da obra “Alma, Cantata Op. 23 (2008)”, interpretada pela  Orquestra e Coro da Academia de Música José Atalaya. Alma é uma obra centrada num original de Manuel Alegre. O título estabelece uma ligação ao poeta, sendo homónima de um dos seus romances relacionado com a sua terra natal, Águeda.
As III Jornadas englobam ainda uma ação de formação para professores e outros interessados, “da inspiração à criação: Fafe e o Minho na história, literatura e arquitectura” (conferências, debates, momentos culturais, tertúlias e encenações), bem como a inauguração do percurso pedestre “Os Caminhos de Camilo”, no último dia das Jornadas.

Sem comentários: