domingo, 18 de março de 2012

“Justice Fafe Fest – Música com Causas”: grandes espectáculos no Multiusos de Fafe

Santos & Pecadores abrem festival em 31 de Março

A Câmara Municipal de Fafe vai promover uma nova iniciativa voltada para a juventude do concelho, sob a designação genérica “Justice Fafe Fest – Música com Causas”.
O conceito foi explicado pelo vereador da Juventude, Pompeu Martins: “No âmbito da consulta pública levada a efeito nas comemorações do Centenário da República, o Pelouro da Juventude promoveu o Projecto «Juventude 2010» onde, entre outras ambições, os jovens referiam a sua vontade em ver acontecer em Fafe um festival de Verão e a presença de bandas de referência para os jovens. Tendo essa ideia como suporte, a Câmara pretende levar a efeito um conceito de festival que em si comporte várias valências, não só de divertimento, mas também de cultura, solidariedade, identidade e cidadania”.
Refere ainda o jovem autarca que a iniciativa, pretendendo reabilitar o conceito de Justiça, “visa chamar a atenção dos jovens para as grandes causas do nosso tempo, para a importância da manutenção da identidade cultural acompanhada por um olhar sobre o futuro baseado na confiança e na  criatividade. Nesse sentido, este projecto reúne grandes bandas, bandas emergentes, organizações não governamentais, escolas e associações locais, no sentido de promoverem a música e os temas que mais tocam as novas gerações”.
O Festival foi apresentado, a meio desta semana, na Escola Secundária de Fafe
As iniciativas centrais deste projecto consistem na organização de três grandes concertos/festa, no Pavilhão Multiusos e que trarão a Fafe bandas de renome nacional, num formato de concerto. Concretamente, os Santos & Pecadores (31 de Março), Moonspell (22 de Junho) e Fingertips (28 de Setembro). Em todos os casos, após o concerto, o Pavilhão Multiusos transforma-se num grande salão de festas para dar lugar a um espectáculo com DJ’s convidados, promovendo o convívio entre os participantes.
Os bilhetes para estes espectáculos estão à venda no Posto de Turismo e, à hora do concerto, na bilheteira do Pavilhão Multiusos.
De referir que a Câmara decidiu oferecer a todos os alunos do 11º e 12º ano do ensino secundário (Escola Secundária e Escola Profissional) um ingresso, a sortear para um dos concertos do Multiusos.

Festival de Bandas Emergentes em Arões, Revelhe e Silvares

Uma segunda vertente do programa, consiste na organização nas freguesias de Arões, Revelhe e Silvares do Festival de Bandas Emergentes, visando descentralizar a cultura. Este Festival trará às freguesias bandas locais, nacionais e internacionais, potenciando a oferta de cultura fora da cidade, estando as mesmas disponíveis para contacto com os jovens locais.
No Festival de Bandas Emergentes, os alunos das Escolas EB2,3 onde se realizam tomarão contacto com os músicos e técnicos dos concertos para conhecimento das suas carreiras, relatando percursos de cada banda na forma como idealizaram, construíram e divulgaram o seu projecto musical,  bem como poderão assistir ao trabalho de  bastidores dos espectáculos.
As Escolas que acolhem o "Justice Fafe Fest” receberão Workshops  com intervenção das organizações não governamentais em dois tipos de oficinas, uma mais vocacionada para grupos de jovens e outra para os professores que após a ação serão multiplicadores da causa em destaque.
Na EB2,3 de Arões (20 de abril) actuam os Muzzle (Fafe), Tulipa (VN Gaia) e Darwin Hipnoise (Vila Franca de Xira), enquanto em 15 de junho, na EB2,3 de Revelhe, intervêm as bandas Marcus Doo e The Secret Family (Madrid, Espanha), The Pende (Fafe) e Dusk at the Mansion (Lisboa). Finalmente, na EB2,3 de Silvares (12 de outubro), actuam La Suite Bizarre (Sevilha, Espanha), Progeto Aparte (Fafe) e Guitarra (Ayamonte, Espanha).
Nos concertos do Festival de Bandas Emergentes o preço de entrada é de apenas 2€, revertendo a receita a favor dos Bombeiros Voluntários de Fafe, bem como parte da receita de consumo nos bares de apoio.
No final da temporada, será publicada a primeira colectânea Justice Fafe Fest com temas de todos os participantes nesta iniciativa.

Parcerias

São parceiros do projecto, promovido pela Câmara Municipal de Fafe e produzido pela Alien, a Superbock, o Porto Canal e os Bombeiros Voluntários, enquanto os apoios vêm da Sapo, M80 (rádio oficial), dos bares da cidade que patrocinam os DJ e da Associação de Estudantes da Escola Secundária.

Sem comentários: