domingo, 11 de março de 2012

III Jornadas Literárias de Fafe arrancaram oficialmente em grande


A terceira edição das Jornadas Literárias de Fafe arrancou oficialmente esta sexta-feira, 9 de Março, como estava previsto e perante um sol magnífico de primavera antecipada. Às 15h00, aconteceu a abertura simbólica, na Praça 25 de Abril, com a presença do presidente da Câmara, José Ribeiro, do vereador da Educação, Antero Barbosa, dos directores dos agrupamentos de escolas e outros estabelecimentos de ensino, presidentes da Associação Empresarial e dirigentes associativos.
Centenas de crianças de todos os agrupamentos também marcaram presença neste arranque do evento, que começou com palavras introdutórias de Artur Coimbra e de Carlos Afonso, em nome da organização e a saudação e agradecimentos aos colaboradores e participantes do vereador da Educação.
A bandeira das Jornadas foi levantada no belo jardim da Praça 25 de Abril, enquanto as crianças cantavam o hino das Jornadas, cuja letra aqui se relembra:

Coro:


Palavra a palavra se constrói um querer
Gravado nas cores certas da verdade.
Palavra a palavra se desenha um viver
Guiado pela força rubra da Liberdade.
Nos campos verdes do Minho
E antes de o sol acordar,
A lua adormece na esperança,
Na certeza do acreditar.

Nas asas esbeltas das aves,
Que ao céu entregam seu voar,
Sentindo sinais dos homens,
Presos à grandeza do sonhar.

Nas ruas, fachadas e praças,
Que definem nossa cidade,
Mostrando gentes e destinos,
Dignos da imortalidade.
Dos versos que crescem poemas,
E no enredo das vontades,
Criam-se lendas e histórias,
Envoltas em riso e saudades.

Das águas que descem dos montes,
Colhe-se a pureza das nascentes,
Da alma dos poetas fafenses,
Escuta-se a liberdade.

Carlos Afonso

No final, as crianças de todos os agrupamentos e escolas participantes plantaram poemas e citações nos canteiros do mesmo jardim.





À noite, o Pavilhão Multiusos vestiu-se de gente e animação, como poucas vezes se vê, para assistir ao grandioso espectáculo de abertura oficial do evento, com o título “A Volta das Caravelas”. Durante perto de três horas, mais de 1500 crianças e jovens, de escolas e instituições diversas, participaram activamente no espectáculo, que incluiu danças indígenas, afrobrasileiras e gaúchas, patinagem artística do Grupo Nun’Álvares, actuação das tunas masculina e feminina do IESF, os ranchos folclóricos de Arões e de Fafe, a Escola de Bailado, a Academia de Música José Atalaya (brilhante nos hinos nacional e das Jornadas), finalizando com a encenação de uma grande bandeira nacional com 770 crianças no piso do pavilhão.
Assistiu ao espectáculo, em representação do Ministério da Educação, o escritor Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura. Usaram ainda da palavra Maria José Cerdeira, em nome da organização e o presidente José Ribeiro, em nome da autarquia.
Um excelente, fantástico e inolvidável espectáculo, que regalou quem a ele teve o privilégio de assistir e constituiu o melhor “pontapé de saída” de mais uma edição das Jornadas, que promete agitar as águas da memória e da participação das gentes do concelho.
Vamo-nos mantendo atentos ao programa, que pode ser visto, actualizado, a todo o momento, em qualquer ponto do mundo, no endereço http://www.jornadasliterariasdefafe.com/.
As fotos que aqui ficam são, como sempre, da autoria de Manuel Meira Correia!












Os eventos nas freguesias continuam: este sábado, em Armil e no domingo à tarde em Golães, Fornelos, Moreira do Rei e S. Gens.
O concelho continua em movimento, do ponto de vista cultural. E com o maior entusiasmo dos autarcas, dirigentes associativos e das populações.
Parabéns a todos!

Sem comentários: