domingo, 10 de junho de 2012

Escola Carlos Teixeira esteve em festa e homenageou Miguel Monteiro

O Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira promoveu uma festa de final de ano lectivo na noite da passada sexta-feira, 8 de Junho, que serviu para apresentação do livro Em defesa do património – homenagem a Miguel Monteiro.
Ao longo da noite, a figura do inesquecível professor, dinamizador cultural e investigador da emigração para o Brasil perpassou pelo espaço exterior da Escola Carlos Teixeira, perante a presença de inúmeros amigos, colegas e alunos de Miguel Monteiro.
A recepção aos convidados foi feita ao som dos bombos de Armil, falando a seguir o director, José Pedro Ribeiro.
Os alunos do 2º ciclo entoaram depois o hino das III Jornadas Literárias, registando-se ainda a dança das fitas, o teatro “O Pinheiro aventureiro”, o samba, declamação de poemas e danças de salão.
Finalmente, foram entregues diplomas a quatro turmas finalistas do 4º ano do Escola Carlos Teixeira.
Em defesa do património – homenagem a Miguel Monteiro integra basicamente um conjunto de depoimentos da mesa redonda “Miguel Monteiro/Fafe dos Brasileiros”, realizada em Março no âmbito das III Jornadas Literárias de Fafe. Inclui a biografia de Miguel Monteiro e depoimento de José Carlos Pereira Gonçalves, Cristina Alves, Maria José Andrade, António Marques Mendes, Daniel Bastos, Artur Leite, Antero Barbosa, Paulo Teixeira, José Ribeiro, Vitorino Costa, Isabel Alves, Luís Roque, Isabel Pinto Bastos e Benedita Stingl.
Uma festa encantadora e um livro de grande interesse a sublinhar uma personalidade que marcou a cultura e a historiografia de Fafe, e sobretudo os estudos sobre a emigração para o Brasil.

Sem comentários: