terça-feira, 5 de junho de 2012

XXI Encontro dos Antigos Alunos, Professores e Funcionários da Escola Industrial e Comercial de Fafe


Intervenção da presidente da direcção, Aurora Barros
O XXI Encontro dos antigos alunos, professores e funcionários da Escola Industrial e Comercial de Fafe realizou-se este sábado em Fafe, numa organização da AAPAEIF – Associação dos Antigos Professores, Funcionários e Alunos daquele antigo estabelecimento de ensino, que precedeu a Escola Secundária e que funcionou entre os anos de 1959 e 1974.
Foram cerca de oito dezenas os participantes neste encontro, que teve a concentração na Casa Municipal de Cultura, onde funcionou a antiga Escola Industrial e Comercial, em cujo auditório foi feita a apresentação minuciosa da interessante revista Labor et Virtus nº 7, pelo historiador Artur Coimbra, sócio benemérito da associação.
São testemunhos, textos, poemas, fotografias, pedaços da vida individual e colectiva dos antigos alunos e professores da mítica escola.
Na ocasião, interveio ainda o vereador da cultura e desporto Pompeu Martins, para elogiar a actividade da AAPAEIF no contexto cultural da cidade e garantir a resolução da pretensão do monumento a perpetuar a antiga Escola Industrial e Comercial, conforme a direcção da AAPAEIF reivindica há anos.

O vereador Pompeu Martins no uso da palavra
A artista plástica Fernanda Aguiar ofereceu uma belíssima pintura, que acabaria por reverter para o espólio da associação, pois, calhando à noite ao associado Joaquim Lima, ele decidiu doá-la à AAPAEIF.
Na altura, foram homenageados todos os intervenientes, actores e colaboradores no espectáculo da “Gata Borralheira” com que a associação participou nas III Jornadas Literárias, na noite de 17 de Março.
Seguiu-se a realização da Assembleia-geral ordinária da AAPAEIF, durante a qual foram eleitos e tomaram posse os órgãos sociais para o biénio 2012-2014 e foi aprovado o plano e orçamento para o próximo ano.
Aspecto da mesa da Assembleia-geral, presidida por Manoel Lopes
Terminada a Assembleia-geral, os associados dirigiram-se para as salas de exposições onde se encontra patente até 8 de Junho uma excelente exposição de pintura de Fernanda Aguiar, muito apreciada pelos presentes.
Visita à exposição de pintura de Fernanda Aguiar
A meio da tarde, realizou-se na Igreja Nova de S. José uma missa em sufrágio dos professores, alunos e funcionários falecidos.
O encontro concluiu com um jantar convívio, animado pelo grupo de música popular “Castiços de Regadas”. No seu decurso, foram homenageados os antigos alunos Maria Alice Cardoso Peixoto e José Oliveira Silva, a quem foram atribuídos Diplomas de Fundador (ano lectivo 1959/1960), enquanto a José Manuel Costa e a Francisco Assis Vaz Nogueira, foram atribuídos Diplomas de Fundador da Escola Nocturna (ano lectivo 1963-1964).
Nas cerimónias participou, como tem feito nos últimos anos, o primeiro director da Escola Industrial e Comercial (1959-1961), Manoel Lopes, sócio nº 127 e presidente da Assembleia-geral da AAPAEIF e que continua com grande vitalidade, apesar da já sua provecta idade.


Sem comentários: