quinta-feira, 28 de junho de 2012

Viagem pelos Monumentos da cidade de Fafe (IV)

- MONUMENTO AO MÚSICO

É um dos monumentos menos conhecidos da cidade de Fafe, talvez pela sua localização periférica, que não pelo seu simbolismo.
Tal como o monumento que homenageia os Bombeiros, é também da autoria de António Santana, na altura técnico municipal, o projecto do Monumento ao Músico, implantado na Rua David Mourão Ferreira (ao lado da antiga Fábrica Alvorada).
A proposta da sua edificação tem a assinatura do então vereador Artur Coimbra (moi-même) que, em 20 de Outubro de 1982, há três décadas já, propôs que a Câmara deliberasse promover a construção, em local da Vila a estudar, do Monumento ao Músico, no sentido de, simbolicamente, perenizar tantos homens que, desinteressadamente, se dedicam, com talento e arte, à divulgação da música, ao mesmo tempo que são ‘mensageiros de Fafe’ e do seu concelho, para cujo engrandecimento e promoção muito têm contribuído.
Foi levantado naquele local nos anos 90 do século passado.
Representando um diapasão estilizado, o monumento pretende homenagear, simbolicamente, as conceituadas Bandas de Música de Golães e de Revelhe e, genericamente, todos quantos se dedicam à arte musical no concelho, nos grupos corais ou nos folclóricos, nos grupos de rock ou de música popular, nas tunas ou nos grupos de música ligeira.
E Fafe é, na verdade, uma terra de música, de músicos e de cultura, em termos gerais!..

Sem comentários: